São Paulo – O Egito quer realizar um fórum econômico com empresas e representantes do governo do país árabe e do Brasil em 2016. A proposta foi discutida nesta quinta-feira (10) entre o gerente de Relações Governamentais da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Tamer Mansour, e representantes da Autoridade Geral para Investimentos e Zonas Francas (Gafi, na sigla em inglês), no Cairo.
“Eles querem realizar um fórum econômico no Brasil, possivelmente em maio de 2016, com empresas e governos e ter como foco os setores de infraestrutura, alimentos, automotivo e têxtil”, afirmou Mansour.
Também nesta quinta-feira, o gerente de Relações Governamentais visitou a Egypt Customs, agência alfandegária do país árabe. Lá, ele apresentou a certificação digital de documentos. Esta tecnologia está sendo implantada pela Câmara Árabe e é utilizada para emissão de documentos que certificam a origem dos produtos exportados pelo Brasil aos árabes. “Eles se mostraram muito interessados e receptivos em implantar a certificação online. Pediram a presença de um profissional da Câmara Árabe para começar a implantar a certificação na Egypt Customs e apresentá-la aos técnicos da agência”, disse Mansour.
A Câmara Árabe já certifica os documentos, mas o processo está migrando para a plataforma online. Para que seja adotada é preciso fazer parcerias com as aduanas de cada país.
A certificação online poderá ser apresentada aos técnicos da Egypt Customs em novembro e a adoção do sistema entre a Câmara Árabe a Egypt Customs seria realizada após a iniciativa. Inicialmente, seriam certificadas pelo formato eletrônico as exportações de carne bovina e de frango, que são aquelas de maior volume nas vendas do Brasil para o Egito. Em outra etapa, os outros produtos da pauta de exportações seriam integrados ao sistema. A certificação online que está sendo adotada pela Câmara Árabe reduz o tempo necessário para a liberação dos produtos para exportação, reduz custos e evita fraudes.
Além do Egito, Mansour e a executiva de Relações Internacionais para o Levante e o Nilo da instituição, Denise Guirau, estiveram na Jordânia e no Líbano. “Nessas visitas a Câmara Árabe teve a oportunidade de estar mais próxima das embaixadas do Brasil no Líbano e na Jordânia, principalmente. No Egito tivemos uma chance importante de apresentar a certificação online e de nos aprofundar sobre o momento que o Egito está vivendo (de retomada econômica após a posse do presidente Abdel Fattah El-Sisi, em 2014)”, disse Mansour.
Ele e a executiva de negócios também visitaram a feira de máquinas agrícolas e alimentos Sahara, que está sendo realizada no Cairo. Mansour afirmou que há oportunidade de promover a presença das empresas brasileiras nas próximas edições do evento em parceria com a Embaixada do Brasil no Cairo.


