São Paulo – Cresceu o número de turistas estrangeiros no Egito em junho. De acordo com os dados do período divulgados nesta quarta-feira (19) pela Agência Central de Mobilização Pública e Estatísticas (Capmas, na sigla em inglês), 820 mil visitantes estiveram no país, um aumento de 4% sobre os 786 mil de junho do ano passado.
Quase metade dos estrangeiros era procedente de países do leste europeu, principalmente da Rússia. A Europa Ocidental enviou aproximadamente 31% do total. Nesta região, a Alemanha foi principal emissor. Outros 13,4% do total de turistas eram procedentes do Oriente Médio.
Cresceu também o tempo que os estrangeiros permaneceram no Egito. Em junho deste ano eles ficaram 9,5 noites em média no país árabe. Em junho do ano passado, foram nove noites em média.
O turismo é um dos setores mais importantes da economia do Egito. Emprega um em cada sete trabalhadores. Em 2010, o Egito recebeu 14,7 milhões de estrangeiros, patamar que não foi mais alcançado em razão dos levantes que resultaram na queda de dois presidentes: Hosni Mubarak, em 2011, e Mohamed Morsi, em 2013.


