São Paulo – A Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento (Unctad) anunciou ontem (01) que vai promover, em parceria com o Instituto Egípcio de Estudos Diplomáticos (IDS, na sigla em inglês), um workshop para cinco país árabes interessados em cooperar no combate à pobreza por meio do desenvolvimento econômico.
O evento será realizado nos dias 12 e 13, no Cairo, e vai reunir representantes do Egito, Palestina, Jordânia, Sudão e Marrocos. De acordo com a Unctad, o workshop faz parte do projeto “Promovendo políticas econômicas e comerciais sub-regionais orientadas ao crescimento para atingir as Metas de Desenvolvimento do Milênio em determinados países árabes”.
A entidade informou que o projeto tem como objetivo incentivar estratégias comerciais voltadas ao desenvolvimento. O workshop terá a participação de especialistas locais e internacionais, representantes dos governos dos países participantes, da Liga dos Estados Árabes e do setor privado.
De acordo com a Unctad, a conferência e o projeto como um todo têm foco nas Metas do Milênio 01 e 08, que estabelecem, respectivamente, a redução da extrema pobreza pela metade até 2015 e o fortalecimento de uma parceria global para o desenvolvimento por meio da promoção de uma integração regional voltada ao crescimento.

