Randa Achmawi
Cairo – O Egito será o primeiro parceiro marítimo da União Européia graças às costas do Mediterrâneo e do Mar Vermelho. Segundo declarações do ministro egípcio dos Transportes, Mohamed Lotfi Mansur, publicadas esta semana no jornal Al Ahram, a idéia esta inserida no projeto chamado “vias marítimas” que liga o bloco europeu a todos os países limítrofes. Ele falou sobre o tema na reunião de ministros dos Transportes dos países Euro-Mediterrâneos e dos encarregados da pasta Marítima na Comissão Européia, ocorrida em Lisboa esta semana.
Durante o encontro foram discutidos planos concretos para a prolongação da rede de transporte marítimo que liga os países europeus a todos os seus vizinhos. Segundo as discussões, as conexões marítimas nesta região deverão ser feitas através de cinco rotas que terão seus cursos modificados por uma equipe altamente especializada da Comissão Européia.
O Egito se enquadrará em duas destas rotas, o que o tornará o primeiro parceiro da União Européia através do Mediterrâneo e do Mar Vermelho. O ministro Mansur falou também da alta qualidade dos portos egípcios de Alexandria e de Port Said.

