São Paulo – O Egito é um grande mercado para os alimentos brasileiros e oferece oportunidade de investimentos. A afirmação foi feita nesta quarta-feira (24) pelo secretário-geral da Confederação de Associações de Negócios Egípcios e Europeus (CEEBA, da sigla em inglês), Allaa Ezz, que fez uma apresentação sobre o mercado egípcio aos integrantes da missão promovida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) ao Norte da África e Oriente Médio.
"Ele destacou a oportunidade tanto de exportar alimentos brasileiros para consumo local quanto de usar o Egito como plataforma de reexportação para países da região”, disse Flávia Furtado, representante do Departamento de Cooperativismo na missão do Mapa. A delegação é integrada por técnicos do ministério, além de representantes de empresas e cooperativas dos setores de carnes bovina, suína e de aves e de arroz e soja do Brasil.
De acordo com Flávia, há uma demanda forte no país árabe para alimentos como arroz e carne. "Ele (Allaa Ezz) destacou que existe uma demanda crescente por alimentos no Egito. Enquanto a União Européia apresentou índices negativos de crescimento durante a crise mundial, a Egito apresentou índices de crescimento acima de 4%", disse Flávia, em entrevista por telefone à ANBA.
Após a palestra, o grupo participou de uma visita técnica a um supermercado do grupo francês Carrefour, onde foi recebido pelo vice-presidente de marketing da unidade, Christophe Orcet. "Fomos informados que o Carrefour atua nos países árabes por meio de franquia, com sede em Dubai, e que para o Brasil exportar alimentos para o grupo terá que ser por meio de agentes locais”, afirmou Flávia.
Segundo a representante do Mapa, durante a visita à loja os participantes puderam ver de perto como é a apresentação (embalagem), qualidade e preço dos produtos para o consumidor final. O dia foi encerrado com uma visita a uma loja dos supermercados Metro, que pertencem à rede atacadista holandesa Makro.
O Analista de Desenvolvimento de Mercado da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Fábio Ottaiano, também acompanha o grupo. A missão segue até o dia 4 de dezembro. Além do Egito, o grupo vai para Argélia e emirado de Ras Al Khaimah, nos Emirados Árabes Unidos. A viagem dá continuidade ao Programa de Inserção de Cooperativas Brasileiras em Mercados Estratégicos, desenvolvido pelo Ministério da Agricultura para entidades que atuam no setor do agronegócio. O objetivo é preparar as cooperativas para exportação.