Cairo – O Egito está correndo contra o tempo para concluir todos os preparativos para a 27º Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, a COP27, que acontecerá em novembro na cidade de Sharm El-Sheik, no país árabe. Nesta semana, o primeiro-ministro Mostafa Madbouly presidiu reunião do comitê encarregado dos preparativos (foto acima) e ouviu de ministros o andamento da organização do evento.
Madbouly falou sobre a importância do acompanhamento do desenvolvimento da infraestrutura em Sharm El-Sheik para receber a conferência, especialmente a melhoria de estradas e aeroportos, a fim de garantir uma boa recepção aos convidados. O ministro das Finanças, Mohamed Maait, esteve presente no encontro e, inclusive, deu um panorama sobre as tratativas com hotéis para receber as delegações, além dos patrocínios na conferência.
O primeiro-ministro esteve em viagem ao continente asiático, na qual visitou a Malásia, Singapura, Indonésia e Paquistão. Segundo Madbouly, na viagem, o Egito foi convidado para participar de mais uma iniciativa na área do clima, da equipe de trabalho de Clima e Energia do G20 em preparação à próxima cúpula do grupo, que ocorrerá em novembro na Indonésia. O G20 é o grupo das 19 maiores economias do mundo mais a União Europeia.
O ministro das Relações Exteriores, Sameh Shoukry, disse na reunião que há entendimento entre os países em desenvolvimento sobre o papel de liderança egípcio para alcançar o consenso desejado e a adoção de uma abordagem abrangente para o clima durante a COP27, levando em consideração as prioridades e as posições de todas as partes.
Outros ministros trouxeram novidades, algumas de ordem das discussões e outras práticas. A ministra do Meio Ambiente do Egito, Yasmine Fouad, apresentou relatório que, entre outra diretrizes, propõe iniciativas a serem apresentadas na conferência em áreas como pobreza hídrica, pobreza costeira, desenvolvimento sustentável das cidades e gestão de resíduos. A ministra da Cooperação Internacional, Rania Al-Mashat, falou sobre a importância de mobilizar fundos para programas do governo egípcio na área de meio ambiente.
O ministro dos Transportes, Kamel Al-Wazir, deu um panorama sobre a situação do transporte no país para receber a COP27, como a disponibilidade de ônibus. Segundo ele, a estipulação de horários e números dos ônibus operacionais foram concluídos para organizar o movimento nas ruas e nas estradas da cidade de Sharm El-Sheikh. Será criada, em coordenação com o Ministério das Comunicações, uma sala de controle central para os ônibus.
Khaled Fouda, governador da província do Sinai, onde fica Sharm El-Sheik, também falou na reunião de preparativos da cidade para a conferência, especialmente do trabalho do melhorias no parque central, vila histórica e Estrada da Paz. O governador também contou da implementação de uma identidade visual da cidade e lembrou que foram disponibilizados terrenos para implantação de projetos de energia solar na cidade.