São Paulo – O ministro das Minas e Energia do Líbano, Alain Tabourian, declarou esta semana que foi firmado um acordo entre seu país e o Egito para o fornecimento de 450 Megawatts de eletricidade por dia ao Líbano, segundo informa a Jordan News Agency. Pelo acordo, a eletricidade será transferida ao Líbano através da Jordânia e Síria.
O acordo foi assinado após reunião na semana passada entre representantes dos ministérios da Energia da Jordânia, Síria, Egito e Líbano, em Amã, capital da Jordânia. O próximo passo será a visita de uma equipe libanesa ao Egito para analisar os custos da operação e o melhor caminho para o transporte da energia. De acordo com o ministro, já estão sendo executados testes e o acordo final deve ser assinado em duas semanas.
A Jordânia não só concordou em permitir a transferência da energia através de sua rede elétrica, mas também decidiu vender ao Líbano outros 50 a 70 Megawatts de eletricidade ao dia até o final de 2009.
Em outro projeto, o Líbano também pediu que o Egito, Síria e Jordânia, que já tem uma rede elétrica interligada, também combinem suas redes com a do Iraque, Líbia e Turquia, para ampliar mais ainda a capacidade de fornecimento elétrico. O Líbano sofre atualmente com falta de energia devido a uma capacidade de geração aquém da demanda.
*Tradução de Mark Ament

