São Paulo – Mais uma companhia aérea árabe poderá começar a voar para o Brasil. Além de Emirates Airline e Qatar Airways, que já realizam voos regulares ao País, a egípcia Egyptair negocia sua entrada no mercado com voos diretos entre o Cairo e o aeroporto internacional de Guarulhos, em São Paulo. A negociação é conduzida pela CVC no Brasil e pela parceira da companhia de viagens no Cairo, Watania Tours.
As conversas entre a CVC e a Watania Tours para criar esse voo começaram em um workshop da companhia brasileira em fevereiro, mas foram suspensas, de acordo com a Watania Tours, por causa das manifestações no Egito, que provocaram a renúncia do presidente Hosni Mubarak. As conversas foram retomadas em março.
De acordo com o subgerente da Watania Tours no Cairo, Ahmed Hussein, a proposta é para que os primeiros voos sejam realizado a cada 15 dias a partir da metade de junho deste ano. "Depois, haveria voos semanais ou até duas vezes por semana", afirmou Ahmed. A rota Cairo-São Paulo seria feita por uma aeronave Airbus A340, com capacidade para 260 passageiros.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), no entanto, não tem registros de pedido de autorização para voos da Egyptair. O Egito e o Brasil, porém, já assinaram um acordo aéreo, que está em vigor, e permite a abertura de rotas. A CVC afirma, apenas, que há negociações a respeito desta nova rota internacional.
A Watania Tours faz o serviço receptivo da companhia brasileira no Cairo. É a empresa que recebe os brasileiros no Egito. Para chegar no Cairo, os turistas da CVC têm duas opções: voar com a Emirates, fazer conexão em Dubai e seguir para o Cairo, ou voar com a Qatar, fazer conexão em Doha e seguir para a capital egípcia. Outra opção para quem parte do Brasil é fazer conexão em um aeroporto europeu.
Segundo a CVC, há uma grande procura por pacotes para o Egito, especialmente de turistas que já conhecem os destinos mais famosos do mundo e querem visitar os países árabes.
A Egyptair afirmou que tem analisado a possibilidade de voar para o Brasil, que classifica como um "destino em potencial", mas que não deverá iniciar um voo para cá no prazo de, pelo menos, um ano. A empresa lembra que tem parceria com a companhia portuguesa TAP e é integrante da Star Alliance, uma rede integrada por outras empresas aéreas, como a brasileira TAM e a alemã Lufthansa. A Egyptair afirma que quando decidir voar para o Brasil, terá São Paulo como seu destino provável.