São Paulo – O egípcio Mohamed El Baradei, ex-diretor da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) e ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 2005, vai participar do ciclo de palestras Fronteiras do Pensamento, nas cidades de São Paulo e Porto Alegre, em outubro. Entre os temas a serem abordados estão a Primavera Árabe no Egito e as possíveis ameaças nucleares representadas por países como Irã e Coréia do Norte.
O projeto Fronteiras do Pensamento, organizado por um grupo de profissionais da área cultural, conta com o apoio de grandes empresas como Braskem, CPFL e Natura. A iniciativa teve início há seis anos, em Porto Alegre, mas na capital paulista estará na segunda edição. O objetivo é realizar análises da atualidade e de perspectivas para o futuro por meio de palestras com intelectuais renomados.
A cada ano, o Fronteiras traz um viés diferente, que permeia as conferências. Em 2012, o tema será o “mal-estar” da civilização contemporânea, em alusão a um texto de Sigmund Freud, da década de 1930. “É uma alusão muito liberal (ao texto freudiano), no sentido de que um dos argumentos é que a nossa cultura tem uma relação pendular entre segurança e liberdade”, afirmou Fernando Schüler, curador do projeto.
“Nos últimos 30 anos, vivemos uma época de grande otimismo civilizatório, tivemos um período de grande crescimento econômico, a consolidação da União Europeia. Por outro lado, tivemos um recrudescimento da ameaça nuclear, uma volta do fundamentalismo islâmico. Houve uma série de problemas, especialmente no Primeiro Mundo, que criou este mal-estar”, disse Schüler.
Baradei iniciou sua carreira no serviço diplomático egípcio em 1964. A partir de 1980 passou a integrar os quadros da Organização das Nações Unidas (ONU). Em dezembro de 1997 foi indicado diretor da AIEA, ficando no cargo até 2009. Em 2005, El Baradei e a AIEA ganharam o Prêmio Nobel da Paz pelos esforços para prevenir que a energia nuclear fosse usada para fins militares e garantir que ela fosse usada para fins pacíficos, do modo mais seguro possível.
“Ele fez uma gestão longa e muito exitosa na agência de energia atômica da ONU”, destaca Schüler. “O convite para sua participação foi feito com dois objetivos: para falar sobre o impasse global diante do recrudescimento da ameaça atômica e para falar sobre o Egito, já que ele foi um dos líderes da Primavera Árabe naquele país”, destacou.
“A ameaça atômica foi um tema que esteve no auge com a crise dos mísseis [em Cuba], na década de 60. Agora, volta em função do Irã e da Coreia do Norte, países fundamentalistas, seja por questão política ou religiosa. Esse é um assunto muito importante”, ressaltou o curador do Fronteiras.
“O Egito foi um tema muito forte no ano passado, que é a conversão dos países árabes do Norte da África em democracias. Há também o impacto da tecnologia, os efeitos das redes sociais na Primavera Árabe”, declarou Schüler. “Estamos vendo a história sendo feita. É a análise sobre um momento feita por um personagem que está envolvido visceralmente nesse processo, é o testemunho de um agente histórico”, completou.
Baradei pretendia concorrer à presidência do Egito, mas retirou sua candidatura em janeiro em protesto à continuidade do regime militar no país, mesmo após a queda do ditador Hosni Mubarak. A eleição está programada para junho.
Além de Baradei, também vão participar nesta edição do Fronteiras do Pensamento Amartya Sen, economista indiano, Peter Greenaway, cineasta e artista britânico, Cameron Sinclair, arquiteto britânico, Michael Shermer, pesquisador e escritor norte-americano, Tzvetan Todorov, filósofo e linguista búlgaro, Susan Greenfield, cientista britânica, e Michel Onfray, filósofo e escritor francês.
Em São Paulo, o ciclo de conferências tem início em 23 de abril, com Amartya Sen. A palestra de Baradei encerra o evento, em 30 de outubro. Em Porto Alegre, as palestras têm início no dia 25 de abril. A apresentação do egípcio ocorre no dia 31 de outubro. Os interessados em assistir às conferências devem comprar um passaporte que dá acesso a todos os eventos. Não é possível comprar ingressos para as conferências separadamente.
A programação completa e os preços para participar das conferências estão no site www.fronteiras.com. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (51) 3019-2326 ou (11) 4007-1200.

