Túnis – A eleição presidencial na Tunísia vai para o segundo turno. O pleito desta semana foi convocado após a morte do presidente Béji Caïd Essebsi, em julho. Segundo dados preliminares divulgados nesta terça-feira (17) pela Instância Superior Independente para as Eleições, publicados pela agência de notícias TAP, os dois candidatos mais votados no primeiro turno – e que vão para o segundo – foram Kais Saïd (dir., na foto), que recebeu 620.711 votos, ou 18,4% do total, e Nabil Karoui (esq., na foto), com 525.517 votos, ou 15,6%.
O primeiro é um professor de Direito de 61 anos e perfil conservador. Ele concorreu de maneira independente. O último é um magnata da mídia de 56 anos que está preso sob acusação de evasão fiscal e lavagem de dinheiro, o que Karoui nega. Seu partido é o Qalb Tounes (No Coração da Tunísia, em tradução livre). Ambos são novos na política e deixaram para trás outros 24 candidatos, entre eles uma série de políticos tradicionais.
A data do segundo turno da eleição ainda será anunciada. O presidente da Tunísia é o chefe de estado. A chefia do governo cabe ao primeiro-ministro, escolhido pelo Parlamento.