São Paulo – A seleção de futebol do Iraque foi derrotada pelo Japão por 1×0 e se complicou na disputa por uma vaga na Copa do Mundo do Brasil, em 2014. O time iraquiano, comandado pelo técnico brasileiro Zico, agora soma dois pontos em três jogos e ocupa a quarta posição no grupo B da segunda fase das Eliminatórias asiáticas. O quinto colocado, também com dois pontos, é Omã. O Japão disparou na liderança: tem 10 pontos conquistados em quatro jogos.
O time de Zico precisava vencer a partida, realizada no Japão, para ficar em segundo lugar no grupo, mas não resistiu ao time mais forte das Eliminatórias asiáticas. O atacante Ryioshi Maeda fez de cabeça o único gol da partida, aos 25 minutos do primeiro tempo.
O Iraque precisa vencer os próximos jogos para subir. Os futuros adversários serão a Austrália, em outubro, e a Jordânia, em novembro. Em 2013, haverá outras rodadas do torneio. Em outra partida do grupo B disputada nesta terça-feira (11), os jordanianos derrotaram os australianos por 2×1 e agora são os vice-líderes do grupo B.
Pelo grupo A destas Eliminatórias, o Líbano venceu o Irã por 1×0 e Uzbequistão e Coreia do Sul empataram com 2×2. A Coreia do Sul lidera este grupo com sete pontos, seguida pelo Irã, Catar e Líbano, com quatro pontos cada. O Uzbequistão ocupa a lanterna do grupo A, com dois pontos. O Líbano tem quatro jogos, um mais do que os adversários do grupo. Os dois primeiros colocados de cada grupo se classificam para a Copa de 2014.

