Da redação
São Paulo – Projeções divulgadas hoje (29) pela Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA) mostram que o Produto Interno Bruto (PIB) da cadeia produtiva do agronegócio brasileiro em 2003 deverá superar os R$ 450 bilhões, um crescimento de 6% em relação aos R$ 424,32 bilhões registrados no ano passado.
Com isso, este ano o agrongegócio, o setor da economia que mais cresce no país, passa a responder por 32% do PIB nacional.
O levantamento da CNA revela ainda que somente em junho o PIB do agronegócio registrou um crescimento de 0,91%, acumulando uma expansão de 6,24% no primeiro semestre do ano.
De acordo com os economistas responsáveis pelo estudo, esse valor inclui todas as etapas da cadeia produtiva do agronegócio.
Ou seja, desde a produção primária, passando pela distribuição, comercialização da safra, negociação de insumo e a industrialização dos produtos agrícolas.
Os dados divulgados mostram ainda que somente o setor primário da agropecuária registrou nos seis primeiros meses do ano um crescimento de 9,4%, os insumos 10,05%, a agroindústria, no período, cresceu 3,74% enquanto que o setor de distribuição registrou uma expansão de 4,97%.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
- Ambipar inaugura escritórios em Dubai e Abu Dhabi
- Arábia Saudita abre mercado de erva-mate ao Brasil
- Exportação: equalização de juros é antecipada
- Argélia vai ampliar financiamento agrícola em 2025
- Brasil volta a integrar aliança da Unesco
- Eventos climáticos podem afetar PIB da Mauritânia
- Mostra de arte saudita leva a viagem poética no RJ
- Tecelãs preservam ofício antigo no Marrocos