São Paulo – Com agenda no Distrito Federal nesta semana, lideranças da Câmara de Comércio Árabe Brasileira estão buscando articular ações em prol da Síria. O cronograma teve início nesta segunda-feira (13), e segue até quarta-feira (15), na capital brasileira. O país árabe foi um dos atingidos por um terremoto neste mês, e segundo a Agência da ONU para Refugiados (Acnur), até 5,3 milhões de pessoas podem ter ficado desabrigadas após o desastre.
Para coordenar ações de auxílio aos sírios, a equipe da Câmara Árabe está realizando reuniões em Brasília com diplomatas e responsáveis por órgãos públicos e privados em Brasília. Participam da agenda o embaixador Osmar Chohfi, Tamer Mansour e Fernanda Baltazar, respectivamente o presidente, o secretário-geral e CEO, e a diretora de Relações Institucionais da Câmara Árabe.
O cronograma contou com reunião com o embaixador Ruy Pereira, diretor da Agência Brasileira de Cooperação (ABC). “Na ABC, discutimos ações conjuntas com o governo brasileiro e comunidades de origem árabe para ajuda humanitária à Síria. Falamos da atuação e cooperação entre as entidades que lançaram plano de ajuda humanitária à Síria e o governo brasileiro, que também vai enviar [ajuda], e estamos entendendo como coordenar os esforços e fazer um envio conjunto”, declarou Chohfi.
Leia mais: Entidades brasileiras lançam campanha ‘Juntos pela Síria’
O presidente da Câmara Árabe também lembrou que a comitiva esteve com a embaixadora da Síria no Brasil, Rania Alhaj Ali. “Assinamos o livro de condolências na Embaixada da Síria, e nos reunimos com a embaixadora justamente para nos informarmos melhor das necessidades identificadas para ver formas de encaminhá-las ao país”, concluiu ele. O livro de condolências é relativo ao desastre.
Outro encontro foi com o embaixador da Arábia Saudita em Brasília, Faisal Ibrahim Ghulam. O diplomata assumiu o cargo recentemente e o encontro foi uma oportunidade para a apresentação do trabalho da Câmara Árabe e para alinhavar trabalho conjunto. “Conversamos sobre futuras ações de cooperação e de que maneira estamos colaboramos”, explicou Chohfi.
A equipe da instituição também esteve com executivos da Secretaria Especial para o Programa de Parcerias e Investimentos (PPI) da Casa Civil, incluindo o secretário Marcus Cavalcanti. A reunião abordou as possibilidades de cooperação e atração de investimentos para o Brasil.
Ainda na segunda-feira, os representantes da Câmara Árabe estiveram na Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). Na ocasião, eles foram recebidos pelo presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, e pelo diretor de Gestão Corporativa da agência, Floriano Pesaro. Em pauta, estiveram a execução do projeto Halal do Brasil e outras possibilidades como trabalho na área esportiva e educativa. A Câmara Árabe leva adiante o projeto Halal do Brasil com a ApexBrasil para a inserir alimentos brasileiros de maior valor agregado em mercados consumidores de halal.