São Paulo – Criatividade e inovação fazem toda a diferença na hora de montar um negócio, principalmente no caso das pequenas empresas que não contam com muito capital para investir. A Br Goods, com sede em Indaiatuba, no interior de São Paulo, começou fabricando cortinas artesanais para box de banheiro, há oito anos, nos fundos da casa da dona. Em 2004, lançou no mercado brasileiro divisórias de leito hospitalar, 30% mais baratas que as concorrentes importadas. Hoje, numa fábrica própria, com 15 funcionários e adequação do Programa de Apoio Tecnológico à Exportação (Progex), do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), prepara-se para conquistar espaço também no mercado externo.
“Chegamos a exportar cortinas para box para Portugal em 2001 e 2002. Mas a demanda era tão superior à nossa capacidade de produção, que acabamos desistindo”, conta a diretora Beatriz Cricci. Segundo ela, a idéia de desenvolver as divisórias de leitos hospitalares surgiu meio que por acaso, durante a participação em uma feira. “Percebemos que havia uma grande procura por esse tipo de produto e também que era viável produzi-las com o mesmo tecido tecnológico que já usávamos nas cortinas”, afirma.
O passo seguinte foi investir no desenvolvimento do produto. Em pouco tempo atenderam o primeiro pedido e as encomendas não pararam mais de chegar. “Hoje trabalhamos com 15 representantes espalhados pelo Brasil afora e atendemos grandes hospitais e redes hoteleiras”, destaca Cricci.
Após o sucesso de vendas no mercado interno, a empresária decidiu apostar no mercado externo. Montou o departamento de exportação em 2008 e já conseguiu dois representantes no exterior, um na Argentina e outro na África. “Já fizemos muitos contatos e os pedidos de amostras chegam de diversas partes do mundo. Estamos bastante confiantes em fechar os primeiros contratos ainda no primeiro semestre deste ano”, garante.
A empresa é responsável por praticamente todo o processo de fabricação das divisórias. Os fios tecnológicos que servem de matéria-prima para confeccionar o tecido são importado da Alemanha. Apenas a parte de tecelagem é terceirizada. “Sempre trabalhamos com grandes e conhecidos fornecedores. São tecidos com antifungo, antimicrobiano, repelência a água e óleo e retardante de chama.”
De acordo com Cricci, a grande novidade em termos de tecnologia é aplicar o antifungo e antimicrobiano no polímero, antes de ser confeccionado o fio. “Assim a proteção dura o mesmo que a vida útil do tecido”, explica.
Diferencial
As divisórias de leito hospitalar da Br Goods ainda apresentam um diferencial para o mercado. O produto facilita o processo de lavagem, pois separa a tela da cortina por velcros, bastando fazer a troca pela parte já limpa – o que otimiza tempo e evita trocar a divisória inteira. "O pequeno empresário tem uma grande capacidade de inovar e desenvolver produtos originais. E o Progex fornece o acesso à tecnologia e aos recursos necessários para isso", ressalta a empresária.
Contato
Br Goods
Telefone: (19) 3875-4213
E-mail: sac@brgoods.com.br
Site: www.brgoods.com.br

