São Paulo – Para atender o mercado de equipamentos, ingredientes e acessórios para produção de alimentos nos Emirados Árabes Unidos é importante ter produtos para entrega imediata e oferecer a manutenção local, se a venda for de máquinas. As dicas foram dadas a empresários e executivos do Brasil em encontro no escritório da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, em Dubai, no começo desta semana. Os brasileiros estão no emirado expondo na feira Gulfood Manufacturing, que iniciou nesta terça-feira (08) e vai até a quinta-feira (10) no Dubai World Trade Centre.
O grupo participa da mostra em Dubai como parte do projeto Brasil Foodservice, levado adiante pela Associação Brasileira das Indústrias de Equipamentos, Ingredientes e Acessórios para Alimentos (Abiepan) e a Agência Brasileira de Promoção das Exportações e Investimentos (ApexBrasil) para a promoção internacional do setor. Os representantes das companhias foram recebidos no escritório da Câmara Árabe como preparação para a participação na Gulfood Manufacturing. A Câmara Árabe também ajudou na capacitação antes da viagem, na capital paulista.
No escritório de Dubai, os empresários conheceram mais sobre as necessidades dos Emirados por meio de chefs brasileiros que trabalham no país. Eles também falaram com especialistas sobre as questões de comércio exterior locais. Participaram de bate-papo o chef Geraldo Thomazini, responsável pela cozinha do Pavilhão do Brasil na Expo 2020 Dubai, o chef Fernando Lima, que trabalha no Hotel Tamani Marina e tem fábrica de coxinhas e quitutes, e o CEO e o diretor de Desenvolvimento de Negócios da consultoria A&A Associate, Robin Philip e Mohamed Firoz, respectivamente.
Os chefs contaram aos brasileiros como é o fornecimento e a distribuição no segmento em que eles atuam, especialmente de máquinas para cozinhas, e quem são os principais players. Eles explicaram os quesitos que a indústria brasileira precisa cumprir para fornecer aos Emirados na área, como dispor de produtos para pronta entrega e oferecer manutenção local. Os executivos da A&A Associate deram um overview sobre vistos, trâmites aduaneiros e exportações, entre outros assuntos. As informações são do diretor do escritório da Câmara Árabe em Dubai, Rafael Solimeo, que recebeu o grupo.
“Fiquei muito feliz que a gente pôde proporcionar esse evento para os empresários”, afirmou Solimeo. Segundo o diretor, o escritório tem entre suas funções ser um local para troca de ideias, debates e aprendizados. A unidade tem contado com a colaboração dos seus associados nos Emirados, como a A&A Associate, para transmitir expertise aos empresários brasileiros. “Trabalharemos para ter ainda mais essas oportunidades e eventos em 2023”, disse Solimeo.
*Modificada em 09/11 às 9h30