Dubai – A Expo 2020 Dubai é o assunto do momento no emirado árabe. Mesmo antes de chegar em Dubai, desde a compra da passagem pela companhia aérea Emirates, o visitante ganha um ingresso para a exposição universal que terá 191 países representados, além de empresas, organizações multilaterais e estabelecimentos educacionais.
O avião traz a logo da Expo do lado de fora, e dentro, em cada encosto de cabeça nos assentos. Na programação de bordo, um longo informativo sobre o maior evento do mundo, com duração de seis meses, que será também o primeiro evento global com público após a pandemia. Esta é a primeira Expo realizada em um país árabe e na região do Oriente Médio, África e Sul da Ásia.
No Aeroporto Internacional de Dubai, se notam diversos displays divulgando a Expo. Ao chegar no hotel, no café do lobby, um vídeo de divulgação mostra os distritos, pavilhões e a grandiosidade do evento. A Expo 2020 Dubai ganhou uma estação de metrô com seu nome, e os passageiros desembarcam na entrada da exposição.
Logo na entrada de um supermercado local, há uma seção com diversos produtos oficiais da Expo, como mascotes de pelúcia e cadernos para crianças e adultos.
Residentes brasileiros que vivem no emirado afirmaram para esta reportagem que os preços em restaurantes, cafés e bares parecem estar aumentando à medida que o início do evento se aproxima, no dia 1º de outubro.
Boa parte dos estrangeiros, residentes ou visitantes, estão trabalhando envolvidos de alguma forma no evento, seja com turismo, organização de eventos, montagem de pavilhões, recepcionando pessoas, trabalhando para o governo, com comércio exterior, diplomacia, entre outros setores que o maior evento do mundo abrange.
Com a alta do dólar frente ao real, tudo ficou mais caro para os brasileiros em Dubai. O dirham, moeda dos Emirados, até poucos anos era pareada com a moeda brasileira. Um café espresso está custando cerca de AED 20, por volta de R$ 30.
Leia também: Expo 2020 movimenta turismo de brasileiros a Dubai
Mesmo assim, muitos brasileiros estão visitando Dubai, seja a negócios ou a lazer, já que o país árabe é um dos poucos destinos internacionais que permite a entrada de brasileiros e não exige atestado de vacinação, apenas um exame PCR negativo feito até 72 horas antes do voo, e um outro na chegada ao aeroporto de Dubai. O país foi um dos primeiros a reabrir suas fronteiras e vem fazendo uma campanha intensa para atrair turistas para o evento, o maior já sediado nos Emirados. A Dubai Tourism, órgão governamental de turismo do emirado, espera receber 25 milhões de visitantes durante o período da exposição.
O que é a Expo?
A Expo é o maior e mais longo evento mundial e acontece a cada cinco anos, sempre em um lugar diferente do mundo. A Expo 2020, como diz o nome, era para ter começado em outubro do ano passado, mas foi adiada em um ano por causa da pandemia. Ela terá início em 1º de outubro e dura seis meses, até 31 de março de 2022.
A exposição universal recebe mais visitantes do que a Copa do Mundo da Fifa e as Olimpíadas juntos. Para a Expo em Dubai, foi construída uma área de 4,38 quilômetros quadrados, que equivale ao dobro do tamanho de Mônaco, ou 600 campos de futebol. As exposições costumam deixar legados arquitetônicos, como por exemplo a Torre Eiffel, em Paris.
Desde sua primeira edição, em Londres, em 1851, as exposições universais encantam multidões e são a origem de algumas das maiores invenções da humanidade, como o telefone celular, a máquina de Raio-X, entre outras.
O tema desta edição é “Conectando mentes, criando o futuro”, e é baseado na crença de que inovação e progresso são resultado da reunião de pessoas e ideias de novas formas inspiradoras. O evento é uma plataforma de lançamento para expandir horizontes e trocar ideias, e pretende ser uma fonte de inovação, colaboração e inspiração.
O Brasil tem um pavilhão no distrito de Sustentabilidade e o vice-presidente virá para a abertura. Os outros dois distritos são Mobilidade e Oportunidade.
O compromisso dos Emirados com o evento é construir um futuro mais limpo, seguro e saudável para todos. Ao longo dos 182 dias, a Expo 2020 vai celebrar o brilhantismo humano nas áreas de inovação, arquitetura, tecnologia, música, artes e meio ambiente. A Expo é organizada pelo Bureau International des Expositions (BIE).
Para saber mais, visite o site da Expo 2020 Dubai e acompanhe a cobertura especial da ANBA.