Dubai – Empresas brasileiras estão em Dubai dispostas a colocar seus produtos no atacado e no varejo árabe. Entre as companhias que integram a missão promovida pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira aos Emirados Árabes Unidos e ao Catar, que teve início no domingo (31), estão algumas que ainda não vendem para a região, mas estão a caminho de abrir o mercado.
A Zoo Flora, empresa de nutrição animal, e a JCF Embalagens, de embalagens, estão entre elas. A CBO da Zoo Flora, Rafaella Gomes, contou que a produção da empresa é voltada para fins alimentícios, seja de gado de corte e de leite, galinhas, ovinos, caprinos, cavalos, entre outros animais. A empresa tem matriz em Anápolis, no estado de Goiás.
A Zoo Flora importa algumas matérias-primas da Rússia, e foi a partir desse movimento que começou o interesse em exportar. “Sabemos que o mundo árabe tem fortes relações com o Brasil e vimos no comércio exterior uma oportunidade. Nosso objetivo é exportar nutrição animal de acordo com o consumo deles”, disse Gomes à ANBA.
A Zoo Flora também produz fórmulas de acordo com a demanda do cliente. “E queremos fazer o mesmo aqui”, disse Gomes. “Estamos fazendo pesquisa de mercado, fomos ao supermercado e vimos de onde vêm os ovos, o leite, as carnes. Agora sabemos que a Arábia Saudita tem gado de leite e de corte, e que aqui nos Emirados têm muitas granjas”, contou. A Zoo Flora pretende exportar para países árabes como Emirados, Arábia Saudita, Egito e Catar.
“Queremos exportar no ramo da nutrição animal e queremos estar dentro da certificação halal. Viemos desbravar esse mercado”, concluiu. Nesta segunda-feira (01), entre outras atividades, a executiva acompanhou a visita da delegação brasileira a uma fazenda que funciona dentro de um contêiner em Abu Dhabi. Gomes disse que achou interessante conhecer as tecnologias utilizadas para produzir em um país de clima desértico.
Embalagens para os árabes
O CEO da JCF Embalagens, Josiel Feliciano (foto de abertura), está na missão para internacionalizar a empresa de embalagens. A JCF oferecer uma gama variada de produtos, que vão desde caixas em cartão e micro offset, caixas corrugadas coletivas em flexografia, produtos para o setor gráfico promocional, embalagens de sopros e injetados, lacres de embalagens e sleeve termoencolhível, embalagens plásticas e filmes técnicos. São desde rótulos até caixas.
“Já tem muitas empresas vendendo seus produtos neste setor, mas sempre tem oportunidades”, afirmou Feliciano para a ANBA no segundo dia da missão, nos Emirados Árabes Unidos. O executivo contou que tem negócios em processo de fechamento na região. Depois da missão com a Câmara Árabe, Feliciano viajará para o Egito. “Pretendo começar a importar garrafas de lá”, disse, relevando que vai colocar as garrafas em seu mix de produtos.
Leia mais sobre a missão:
- Missão visita fazenda dentro de contêiner em Abu Dhabi
- Empresas de alimentos e agro prospectam negócios em Dubai
- Câmara Árabe leva empresas para Emirados e Catar
Além da Zoo Flora e da JCF Embalagens, participam da missão outras nove empresas brasileiras, que são Cacau Foods do Brasil, Ecotrading, Distillerie Stock do Brasil, Indústrias Almina, Bendita Mandioca, Ziggy, Intercroma, Falcafé e a certificadora Fambras Halal. As atividades da missão ocorrem nos Emirados até esta terça-feira (02) e depois serão em Doha, no Catar, onde os empresários ficam até o final de semana.