São Paulo – Os mercados árabes se destacaram como destino das exportações brasileiras de carne de frango no primeiro bimestre do ano, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira (07) pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). A instituição explicou o desempenho pela aproximação do Ramadã, mês sagrado do Islã em que os muçulmanos jejuam de dia, mas fazem refeições coletivas ao anoitecer, encorpando a demanda por alimentos nos seus países. O Ramadã segue o calendário lunar e neste ano deve começar no dia 10 de março.
“O início do ano é um período que é fortemente influenciado pelo fluxo de importação pré-Ramadã, o período sagrado para a religião islâmica. Neste contexto, além de Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita, vimos o notável crescimento das exportações para o Iraque, Catar, Kuwait e outros destinos da região, especialmente em um contexto de certas incertezas em razão de conflitos na região”, disse o diretor de Mercados da ABPA, Luís Rua.
No total, as exportações brasileiras de carne de frango somaram 397,7 mil toneladas em fevereiro, volume 4,7% maior que no mesmo mês de 2023. A receita de exportações chegou a US$ 707 milhões, número 4% menor que no mesmo período do ano anterior. No primeiro bimestre deste ano, as exportações somaram 802,2 mil toneladas, com receita de US$ 1,39 bilhão, com avanço de 0,3% no volume e queda de 12,7% na receita.
Os Emirados Árabes Unidos fizeram compras de 78,2 mil toneladas no primeiro bimestre, 27,7% maiores do que em igual mês de 2023, e a Arábia Saudita avançou 8,4% nas importações para 67,6 mil toneladas. Esses são os dois países árabes que figuraram entre os cinco principais destinos das exportações brasileiras de carne de frango no primeiro bimestre. Também estão no ranking a China, o Japão e a África do Sul.