São Paulo – Partes de um rosto, de uma paisagem, de um elemento da arquitetura, ou eles inteiros, no Brasil, no Líbano, mundo afora. Com essa proposta o fotógrafo libanês Jacques Menassa fará a exposição “Fragmentos de Lembranças”, na cidade de Manaus, capital do Amazonas, entre os dias 27 de julho e 12 de agosto. Menassa está em viagem ao Amazonas, depois de 18 anos longe do estado no qual viveu nas décadas de 1980 e 1990.
As fotos retrarão diferentes fases da vida do fotógrafo. “Cada foto deixou uma lembrança, boa ou ruim”, afirmou ele em entrevista à ANBA. Nascido em Ghosta, no Líbano, Menassa é um apaixonado pela fotografia e estudou a arte na Universidade Saint-Esprit de Kaslik. Ele morou no Brasil por dois períodos e se interessou em vir ao País, inicialmente, em função da presença da família de um tio. Além do Amazonas, o artista morou no Rio de Janeiro.
Como fotógrafo, Menassa participou de exposições, de produção de fotos para peças de teatro e ganhou prêmios na área. Entre os seus trabalhos estão mostras no Líbano sobre a Amazônia. No período em que viveu no Brasil, Menassa também deu aulas de fotografia e fez várias incursões pela floresta amazônica, o que rendeu trabalhos na área.
A exposição terá 40 fotos coloridas que poderão ser vistas no Museu da Cidade – Paço da Liberdade, no Centro Histórico de Manaus. Também farão parte da mostra algumas criações artísticas em cima das fotos, como montagens. A curadoria da exposição será do artista plástico, designer e cenógrafo amazonense Oscar Ramos.
Além de trabalhar com fotografia, Menassa é formado em Ciências Políticas e Administração pela Lebanese University e em Economia pela Université Paris II Panthéon-Assas.
Menassa retornou ao Amazonas depois de quase 20 anos para visitar a família do tio. “E para matar as saudades dos amigos e da cidade. Tenho muitas lembranças boas daqui”, afirma. O fotógrafo não tinha a pretensão de realizar trabalhos na estada, que será de três meses, mas acabou sendo chamado para várias entrevistas e surgiu também a oportunidade da exposição.
Sobre o que encontrou depois de tanto tempo, ele só tem um lamento: “Fiquei triste porque perdi muitas pessoas que eram muito queridas”, conta, sobre os amigos mais velhos que acabaram falecendo neste período. “Eles continuam vivos no meu coração e na minha mente”.
Serviço:
Exposição de fotos "Fragmentos de Lembranças"
De 27 de julho a 12 de agosto de 2016
Museu da Cidade – Paço da Liberdade
Centro Histórico – Manaus – Amazonas
Mais informações: +55 (92) 3622-4991 (Museu)