São Paulo – A Embaixada do Brasil em Argel está convocando empresas brasileiras interessadas em expor na Sipsa & Filaha – Agrofood, a maior feira agroalimentar da África, que ocorre entre os dias 22 e 25 de maio deste ano no Centro de Exposições Safex, na capital da Argélia. A embaixada terá um espaço de 50 metros quadrados na mostra e busca empresas e entidades que queiram expor no local e colaborar na montagem do estande. Na foto acima, em edição antiga da feira, visitante passeia com sacola promocional do Brasil.
O país árabe vive uma nova fase, de maior abertura para as importações, o que pode ser uma oportunidade para empresas brasileiras exportadoras de alimentos. O embaixador do Brasil em Argel, Flavio Marega, acredita que a hora é propícia para fazer contatos no país. “É um momento bom para exportadores brasileiros virem para sentirem esse novo momento da Argélia”, afirmou o diplomata em entrevista à reportagem da ANBA.
A Argélia tem uma política de incentivo à produção doméstica e costuma permitir importações em alguns segmentos, normalmente produtos básicos e insumos, ou diante de lacunas de abastecimento. Com alta de preços, necessidade de algumas mercadorias e aumento das reservas, porém, vem ganhando corpo um cenário de maior flexibilização do comércio exterior no país, para maior disponibilidade de produtos e preços menores para a população.
Marega relata que neste ano a Argélia importou 10 mil cabeças de gado em pé no Brasil. “Acho que abriu uma porta importante”, afirma. O diplomata acredita na possibilidade de que a Argélia também abra o mercado de carne de frango e de carne bovina para o Brasil. O país importava carne bovina brasileira, mas fechou o mercado em meados de 2020 para Brasil, além de Espanha e Índia, na tentativa de gerar uma economia local no segmento.
O embaixador vê boas perspectivas não apenas para exportadores brasileiros de carnes, mas também a existência de demanda local para uma série de produtos do Brasil. Ele conta que na edição de 2022 da Sipsa & Filaha – Agrofood, a embaixada participou na mostra com estande institucional pequeno, em função ainda da pandemia, e houve grande afluência de importadores do agronegócio. Foram 200 consultas recebidas desses profissionais. “Isso nos levou a propor este ano novamente para o Itamaraty e recebemos a aprovação”, diz.
Produtos com demanda
Na edição de 2022 da feira, os argelinos manifestaram interesse de ter negócios com brasileiros em equipamentos agrícolas, milho, soja, gado vivo, ração animal, sementes e equipamentos voltados para produção de alimentação animal, segundo relatório do Setor de Promoção Comercial da Embaixada do Brasil em Argel. Marega também enxerga mercado na Argélia para amendoim, cafés especiais, laticínios, além dos produtos já citados.
“Existe a política do governo de aumentar a produção de alimentação animal, de forrageiras, aqui na Argélia, tanto que este ano, para o Ramadã, eles importaram essas 10 mil cabeças de gado do Brasil para fazer a engorda aqui. Essa área de sementes tem muita demanda, trazer sementes do Brasil e melhorar a qualidade das forrageiras aqui”, afirma. O Ramadã é um período sagrado do Islamismo no qual os fieis jejuam durante o dia e fazem refeições fartas e coletivas depois que o sol se põe, aumentando a demanda por alimentos em países muçulmanos como a Argélia.
Brasil, um fornecedor
O Brasil já é um importante fornecedor de alimentos para a Argélia. Os cinco produtos mais exportados pelos brasileiros aos argelinos em 2022 foram açúcar e melaço de cana, seguidos de soja, milho, óleos vegetais e minérios de ferro. A receita com as exportações somou US$ 1,9 bilhão, com aumento de 26,3% sobre o ano anterior, de acordo com os dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic) do Brasil.
A participação das empresas brasileiras no estande organizado pela Embaixada do Brasil em Argel é gratuita. A Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) estará na Sipsa & Filaha – Agrofood. A Câmara de Comércio Árabe Brasileira dará apoio institucional. Outras áreas do governo foram consultadas e devem estar presentes também, mas ainda há pendências de confirmações, já que a participação do Brasil foi acertada há pouco tempo.
Empresas e associações setoriais interessadas em expor na feira argelina devem entrar em contato com a embaixada pelo e-mail secom.argel@itamaraty.gov.br ou pelo telefone +213 23 052817.
Serviço:
Sispa & Filaha – Agrofood
Feira agroalimentar
De 22 a 25 de maio de 2023
Centro de Exposições Safex
Argel – Argélia
Site aqui – email sipsa@sipsa-filaha.com