São Paulo – O vice-presidente Michel Temer se reuniu no domingo (31) com o sultão de Omã, Qaboos Bin Said. O encontro fez parte de uma visita oficial de três dias que o brasileiro faz ao país árabe. Na reunião, Temer afirmou que Omã é o país do Oriente Médio que mais recebe investimentos brasileiros, disse que empresas de diversos setores querem investir no país e pediu apoio de Mascate a duas candidaturas do Brasil: do embaixador Roberto de Azevêdo à direção-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC) e de São Paulo para ser sede da Expo 2020.
A visita de Temer a Omã tem apoio da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, que está representada na delegação por seu presidente, Marcelo Sallum, e pelo diretor-geral, Michel Alaby.
Para sediar a Expo 2020, São Paulo concorre com Dubai, nos Emirados Árabes Unidos; Esmirna, na Turquia; Ecaterimburgo, na Rússia; e Ayutthaya, na Tailândia. A cidade vencedora será anunciada em novembro, em Paris. Já a primeira rodada de consultas para o novo diretor-geral da OMC começa nesta terça-feira (02), em Genebra, na Suíça. Azevêdo concorre com outros oito candidatos de Gana, Costa Rica, Indonésia, Nova Zelândia, Quênia, Jordânia, México e Coreia do Sul. O vencedor deverá ser escolhido até 31 de maio.
De acordo com informações do site da vice-presidência e da Oman News Agency, Temer revelou ao sultão que empresas brasileiras têm interesse em investir no país em setores como aviação, indústria elétrica e eletrônica, alimentos, defesa e construção civil. A mineradora brasileira Vale tem uma usina de pelotização de minérios de ferro e um terminal marítimo no país.
No encontro, Temer entregou ao sultão uma carta da presidente Dilma Rousseff convidando-o a vir ao Brasil. Qaboos, por sua vez, afirmou que o Brasil tem um papel cada vez mais importante nas relações entre os países do Oriente Médio. Desde que Dilma tomou posse, Temer já visitou o Líbano e o Catar, entre os países árabes. No Oriente Médio, também foi à Turquia.
A agenda de Temer em Omã para esta segunda-feira previa um café da manhã com empresários brasileiros, encontros com o vice-primeiro-ministro Sayyid Bin Mahmood Al Said e com o ministro dos Negócios Estrangeiros Yusuf Alawi Bin Abdullah, almoço oferecido pela Câmara de Comércio de Omã, assinatura de acordos entre o Brasil e o país árabe e um jantar oferecido pelo vice-primeiro-ministro. Na terça-feira (02), Temer deverá visitar as instalações da Vale em Sohar antes de retornar a Brasília.


