São Paulo – A missão brasileira liderada pelo secretário especial de Assuntos Estratégicos da Presidência da República do Brasil, Flávio Rocha, encerrou nesta quinta-feira (02), em Riad, na Arábia Saudita, sua viagem a nove países árabes. Entre as atividades em solo saudita, a delegação brasileira integrada por representantes dos setores público e privado participou de um evento no Ministério dos Investimentos para discussão de oportunidades de investimentos entre os países.
Após o término das atividades, em depoimento para a Câmara de Comércio Árabe Brasileira, que fez parte da delegação, Rocha disse que a missão foi um sucesso e teve receptividade muito grande. “Muitos entendimentos foram feitos e acordos serão fechados em decorrência dos contatos feitos ao longo desses 14 dias de missão”, disse. A programação começou no Marrocos, em 19 de maio, e o grupo passou por Egito, Omã, Emirados, Kuwait, Catar, Iraque e Bahrein, além de Arábia Saudita.
“Tivemos uma série de reuniões bilaterais, tanto do setor de defesa como dos mais diversos setores da economia. Eu me reuni com diversas autoridades governamentais”, falou o secretário. Ele disse que contou com a Câmara Árabe para que isso acontecesse. “No primeiro momento que tivemos a missão designada pelo presidente Jair Bolsonaro eu procurei o embaixador Osmar Chohfi e sua equipe, que está aqui presente”, disse. O diplomata Chohfi é o atual presidente da Câmara de Comércio Árabe Brasileira.
O evento do qual a delegação brasileira participou em Riad foi o Brazilian Investment Meeting e teve a presença do ministro do Investimento saudita, Khalid Al Falih, e do engenheiro Tariq Al-Haidari, vice-presidente do Conselhos das Câmaras Sauditas, entre outras lideranças e autoridades. O encontro teve conversas sobre investimentos em segurança alimentar, fertilizantes, computação e medicina, de acordo com informações da Saudi Press Agency (SPA).
Durante passagem da delegação brasileira pela Arábia Saudita, o Conselho de Câmaras Sauditas anunciou a formação do lado saudita no Conselho Empresarial Saudita-Brasileiro e a nomeação de membros do seu comitê executivo. Ele será chefiado por Mishaal bin Hathleen, que trabalhará com Waad Abu Nayan e Badr Al-Busais, de acordo com informações da SPA.
A missão teve participação e apoio do embaixador do Brasil na Arábia Saudita, Marcelo Della Nina. Pela Câmara Árabe, na visita ao mundo árabe participaram o chefe do Escritório Internacional da entidade em Dubai, Rafael Solimeo, e a diretora de Relações Institucionais, Fernanda Baltazar. Além de ressaltar o trabalho da entidade na missão, Rocha destacou o apoio do Itamaraty, das embaixadas de cada país e do Ministério da Defesa, que, inclusive, forneceu a aeronave usada na viagem. Depois de encerrar a missão nos países árabes, o secretário seguiu com delegação para o Leste Europeu.
Na foto de abertura da reportagem, Baltazar, Della Nina, Rocha e Solimeo.