Emirates News Agency*
Casablanca – A Emaar Properties, uma das maiores empresas imobiliárias do mundo, com sede em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, está ampliando sua participação no mercado marroquino. A companhia está levando adiante seis projetos imobiliários no país, avaliados em 25,3 bilhões de dirhans, o que equivale a US$ 6,9 bilhões.
O presidente da Emaar, Mohamed Ali Alabbar, assinou recentemente um novo memorando de entendimento com o rei do Marrocos, Mohammed VI, para desenvolver no país complexos residenciais, comerciais, turísticos, de lazer e entretenimento. A Emaar pretende montar uma sede em Marrakech e escritórios em Tânger e Rabat.
"É o mercado mais importante da empresa fora dos Emirados", disse Alabbar. De acordo com ele, a Emaar pretende fornecer serviços que completem as características ambientais, arquitetônicas e culturais do país. "Estamos animados com a possibilidade de trabalhar com o governo marroquino na criação destes projetos", afirmou.
Segundo Alabbar, o Marrocos está crescendo como destino de investimentos turísticos e residenciais. "O Marrocos se encaixa perfeitamente no padrão dos serviços que oferecemos ao redor do mundo. O país tem beleza distinta, costa rochosa, montanhas com picos cobertos de neve e um clima apropriado para um ano todo de atividades externas. É altamente atraente como destino de férias e para morar", afirmou.
Oukaimeden
Um dos projetos que a Emaar está levando adiante é o Oukaimeden, nas montanhas Atlas. É um complexo com espaço para recreação, entretenimento, relaxamento e moradia, infra-estrutura com escritórios, lojas e um resort voltado para a prática de esqui e golfe. O Oukaimeden tem o padrão arquitetônico berbere, próprio das montanhas Atlas. São mais de dois mil quartos de hotel, mais de 300 unidades residenciais e 25 mil metros quadrados com centros empresariais e de conferências.
Saphira
Outro empreendimento que será desenvolvido pela empresa é o Saphira, no oeste de Rabat. O Saphira será um centro de turismo e lazer, que terá também unidades residenciais de alto padrão. Ele ficará ocupará 11 quilômetros de costa do oceano Atlântico e terá arquitetura mediterrânea e moura. O empreendimento vai ocupar 330 hectares, terá alamedas arborizadas, sistema de bondes elétricos para transporte, ciclovias e parques. No centro do Saphira haverá um grande shopping a céu aberto, o Le Grand Souk.
Tinja
O terceiro projeto, o Tinja, ficará entre a costa e as florestas naturais, e estará a 20 minutos de Tânger. No local haverá residências de alto padrão e espaços comerciais ao redor de uma marina. Com mais de 670 unidades residenciais e mais de 600 quartos de hotel, além de clubes de lazer e áreas para entretenimento, o Tinja oferecerá belas vistas costeiras.
Luxo
"Nosso projeto marroquino inclui todos os elementos tradicionais dos projetos da Emaar. Com nossa experiência na criação de complexos de golfe de padrão mundial, luxuosos resorts hoteleiros e de lazer, além de marinas de padrão internacional com variadas atividades, vamos trabalhar com o governo marroquino para construir empreendimentos imobiliários inovadores", declarou Alabbar.
A proposta da Emaar é oferecer complexos ricos em entretenimento, integrar residências com escolas, centros de saúde, parques e áreas verdes e centros comerciais com áreas para golfe, equitação e marinas. Em parceria com outras empresas, a Emaar está investindo também na Arábia Saudita, Turquia, Índia e Paquistão.
*Tradução de Mark Ament

