Dubai — A Emaar Properties, empresa responsável pela construção do maior edifício do mundo, o Burj Khalifa, com mais de 200 andares, apresentou lucro de US$ 196 milhões no quarto trimestre de 2009, segundo informa o jornal Khaleej Times, de Dubai. O lucro foi resultado de elevado número de entregas, fortes resultados dos shopping centers e hotéis do grupo e operações de otimização de custos e recursos.
O faturamento da empresa cresceu 94% no último trimestre de 2009, na comparação com igual período no ano anterior, para US$ 814 milhões. Em todo o ano de 2009, a empresa faturou US$ 2,3 bilhões, queda de 21% na comparação com 2008, mas o lucro líquido aumentou 98%, para US$ 89 milhões. A Emaar teve prejuízo de US$ 662 milhões no quarto trimestre de 2008.
Este ano, a empresa focará na construção de casas para a classe média em países em desenvolvimento, setor que ela acredita apresentar boas oportunidades de lucros, além de faturar com a entrega de projetos que estão prestes a ser entregues. Os resultados de 2010 também devem ser beneficiados com 35% das receitas provenientes das vendas de unidades no Burj Khalifa.
Segundo a Emaar, recentes pesquisas demonstram que haverá demanda por 7,5 milhões de unidades residenciais na Índia até 2013, dos quais 85% devem ser de baixo custo. Esta tendência também foi identificada no Egito, Paquistão e em outros mercados emergentes.
A joint-venture Emaar MGF Land Ltd., que opera na Índia, pretende abrir o capital da empresa e captar US$ 800 milhões no mercado. A empresa também está prestes a completar o Commonwealth Games Village 2010, um complexo residencial em Nova Déli.
A Emaar informa também que prossegue com o desenvolvimento de seus projetos residenciais na Índia, Síria, Marrocos, Jordânia, Arábia Saudita e Egito, nos quais centenas de casas devem ser entregues este ano.
No ano passado, a Emaar entregou as chaves de 3,1 mil casas, contra 4,9 mil em 2008. As subsidiárias de hotelaria e shopping centers da Emaar contribuíram muito para as receitas da empresa, tendo sido inaugurados dois novos hotéis e o Dubai Mall, maior shopping center do mundo, que atraiu mais de 37 milhões de visitantes em seu primeiro ano em operação. Já o Emaar Healthcare Group, empresa do grupo que opera no setor de saúde, inaugurou seu primeiro centro médico em Dubai no final do ano passado.
*Tradução de Mark Ament

