São Paulo – A Embaixada da Palestina no Brasil realizou encontro na quarta-feira, 15 de maio, para marcar a Nakba, catástrofe pela qual passou o povo palestino em 1948 com a criação do Estado Israel e a expulsão massiva de 88% por cento da sua população das suas terras. Assim como o evento na embaixada, em Brasília, outras atividades foram realizadas Brasil afora para marcar a data, em um momento em que os palestinos enfrentam conflito severo com Israel.
O evento na embaixada ocorreu na presença de embaixadores e de lideranças religiosas muçulmanas e de outras igrejas, que sublinharam o seu apoio e o do povo brasileiro aos direitos dos palestinos e pediram o fim da atual agressão israelense. O embaixador da Palestina, Ibrahim Alzeben, disse que o povo palestino enfrenta nova Nakba na Faixa de Gaza.
Entre as demais atividades de apoio aos palestinos, na segunda-feira (13) a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) promoveu ato solene para lembrar a Nakba. Também foi realizada uma manifestação na Avenida Paulista, em São Paulo, na quarta-feira para lembrou a Nakba e pedir o fim do conflito atual.