São Paulo – A Embaixada da Palestina recebeu a visita de uma delegação do Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (02), em Brasília. O embaixador Ibrahim Alzeben e outros embaixadores de países árabes recepcionaram a delegação gaúcha, que contou com prefeitos, representantes de entidades e do governo do estado.
Em 2022, o Rio Grande do Sul exportou US$ 1,68 bilhão em produtos aos 22 países árabes e importou deles US$ 2 bilhões. Os grandes parceiros comerciais do estado na região são Arábia Saudita, Emirados Árabes, Egito, Marrocos, Argélia e Catar. Os principais produtos exportados aos árabes são carne de frango, trigo, tabaco, celulose e milho. O estado importa dos árabes principalmente fertilizantes e petróleo.
Estre os representantes públicos estiveram o prefeito de Farroupilha, Fabiano Feltrin; a prefeita de Nova Prata, Alcione Grazziotin; o prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico; o prefeito de Flores da Cunha, Cesar Ulian, o prefeito de Arroio do Sal, Afonso Flavio Angst; o vice-prefeito de Vacaria, Marcelo Dondé, e o assessor de Relações Internacionais do Escritório do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Robson Cardoch Valdez.
Participaram também o reitor da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Gelson Rech; o presidente da Mobicaxias, Rodrigo Postiglione; o vice-presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região e Diretor da Marcopolo, Ruben Bisi; a diretora da Câmara Brasileira de Indústria e Comércio Brasil-China (Bracham), Lourdes Printes; o presidente da Associação da Empresas de Pequeno Porte do RS, Pedro Steffens; o diretor da Associação dos Provedores de Serviços e Informações da Internet (Internetsul), Fabiano Vergani, e o diretor executivo da Mobicaxias, Rogério Rodrigues.