São Paulo – A Embaixada do Bahrein em Brasília realizou plantio de árvores no Jardim Botânico da capital brasileira em 16 de dezembro para celebrar duas datas nacionais do país árabe. O dia 16 marcou o estabelecimento do moderno estado do Bahrein, fundado em 1783 por Ahmed Al Fateh, como um país árabe e muçulmano. A data também marcou a ascensão do atual monarca, Hamad bin Isa Al Khalifa. Já o dia 17 marcou o Dia dos Mártires, que homenageia os sacrifícios daqueles que cumpriram seus deveres nacionais, dentro e fora do país, em âmbito civil, militar e humanitário.
Foram plantados seis Ipês brancos, árvore considerada símbolo de Brasília, em uma área do Jardim Botânico na última sexta-feira (16). “No dia 17 de dezembro, todos nós do Reino do Bahrein usamos a flor “Raziji” branca em homenagem aos mártires da nação. Hoje, com base nas fortes relações de amizade com a República Federativa do Brasil, agradecemos ao governo do Distrito Federal e aos colaboradores do Jardim Botânico, que cederam este espaço à Embaixada do Reino do Bahrein, como prova da concretização das relações fraternas que unem os dois países e povos amigos”, disse o embaixador Bader Abbas Alhelaibi na ocasião (na foto, à esquerda).
Estiveram presentes no evento o embaixador dos Emirados Árabes Unidos, Saleh Ahmed Alsuwaidi, a diretora do Jardim Botânico, Aline de Pieri, além de diplomatas e amigos do Bahrein.