Brasília – Começou na noite desta sexta-feira (08) a exposição "O mundo árabe: civilização e modernidade", na Câmara Legislativa do Distrito Federal, em Brasília. A mostra é realizada pelo Conselho dos Embaixadores Árabes no Brasil, Câmara de Comércio Árabe Brasileira e pelo Legislativo do DF.
“Vamos ver uma parte muito importante da cultura árabe”, disse o decano do conselho dos embaixadores, Ibrahim Alzeben, que é embaixador da Palestina. A exposição reúne fotografias, pinturas, livros, artesanato, roupas típicas e outros objetos de 16 países árabes com representação diplomática em Brasília.
Alzeben destacou a importância da cultura árabe para o desenvolvimento da civilização, lembrando que que algumas das sociedades mais importantes da antiguidade surgiram no Oriente Médio e Norte de África, como os povos da Mesopotâmia, os egípcios e os fenícios.
“Esta exposição abrange história, cultura, diversidade e civilização”, declarou o diplomata à ANBA. “Os brasilienses podem agora ver de perto a cultura árabe. A modernidade não seria possível sem a contribuição árabe para a civilização˜, acrescentou.
Na mesma linha, o presidente da Câmara Árabe, Marcelo Sallum, ressaltou que a exposição “tem como objetivo trazer a Brasília um pouco da história e do legado do mundo árabe”. Ele citou especialmente a influência árabe no Brasil.
“No Brasil, sua presença (dos árabes) remonta à época das Grandes Navegações. As primeiras caravelas que aqui atracaram trouxeram a experiência árabe adquirida ao longo de oito séculos de presença na Península Ibérica. Sua influência nas mais diversas áreas se vê presente até os dias de hoje”, afirmou Sallum.
Ele contou também que “das cercas de 3.200 palavras que compunham o português primitivo, aproximadamente 800 eram de origem árabe”.
Sallum acrescentou, porém, que o primeiro registro oficial de imigrantes árabes no Brasil data de 1874 e diz respeito à chegada dos irmãos palestinos da família Zacarias no Porto do Rio de Janeiro.
No final do século 19, teve início um processo de imigração maciça do Oriente Médio ao Brasil, especialmente de sírios e libaneses. Hoje, de acordo com Sallum, a comunidade de origem árabe no País soma mais de 12 milhões de pessoas, sendo a 9ª maior concentração de árabes no mundo e a maior fora dos países árabes.
“Como membros desta coletividade buscamos permanentemente a preservação das nossas raízes e o ensinamento às novas gerações da enorme contribuição cultural dos árabes ao mundo ocidental”, disse o executivo.
Nesse sentido, a presidente da Câmara Legislativa do DF, Celina Leão (PPS), disse que durante a semana a Casa recebe excursões de estudantes de escolas públicas, que visitam as exposições culturais que ocorrem no local, e que agora estas crianças terão oportunidade de conhecer um pouco da cultura árabe. A deputada acrescentou que ela mesma é descendente de árabes, tendo uma avó síria e um avô libanês.
Membro do Conselho Curador de Cultura da Câmara do DF, Teófilo Silva explicou que a Casa tem boa relação com as embaixadas e tem recebido exposições do gênero com bons resultados. Segundo ele, já ocorreram mostras da Tunísia, Polônia e Sérvia.
Silva acrescentou que o evento sobre o mundo árabe serve para desmistificar a imagem negativa que alguns têm da região em função de conflitos e de grupos terroristas.
Opinião semelhante tem a embaixadora Lígia Maria Scherer, chefe do Departamento do Oriente Médio do Itamaraty. “É um mostra da maior importância, pois ajuda a divulgar, nos faz aprender sobre a civilização árabe, que é tão presente na sociedade brasileira”, afirmou.
Ibrahim Alzeben disse ainda que a exposição conseguiu conjugar os interesse das três instituições que a promovem ao mesmo tempo: primeiro a necessidade das embaixadas árabes de fazer algo coletivo para divulgar a cultura árabe; segundo a vontade da Câmara Árabe de celebrar o 25 de março, dia nacional da imigração árabe; e terceiro o interesse da Câmara Legislativa em levar atividades culturais ao povo brasiliense.
Segundo Alzeben, todas as embaixadas colaboraram com a realização do evento, mas agradeceu especialmente o empenho dos embaixadores da Tunísia, Sabri Bachtobji, de Omã, Khalid Al-Jaradi, e do Iraque, Adel Al-Kurdi.
A exposição fica em cartaz até 06 de maio e a entrada é gratuita.
Serviço
Exposição "O mundo árabe: civilização e diversidade”
De 08 de abril a 06 de maio
Local: Câmara Legislativa do Distrito Federal
Praça Municipal, quadra 02, lote 05 – Brasília – Distrito Federal
Entrada gratuita


