São Paulo – O embaixador de Omã no Brasil, Talal Sulaiman Al Rahbi, recebeu uma homenagem na quinta-feira (12) da Academia Brasileira de Honrarias ao Mérito, em evento no auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados Federais, na capital federal. A academia faz parte do Centro de Integração Cultural e Empresarial de São Paulo (Cicesp).
Al Rahbi ganhou a Comenda Juscelino Kubitschek da Ordem do Mérito do Empreendedorismo Brasileiro no grau Cavalheiresco de Comendador e se disse orgulhoso e honrado. O diplomata classificou a homenagem como um reconhecimento dos dois anos de trabalho duro da equipe da embaixada para promover Omã, fornecer um bom ambiente de negócios do país com o Brasil e facilitar a cooperação.
O embaixador afirmou que o momento não poderia ser melhor, já que Omã e Brasil comemoram neste ano 50 anos de relacionamento diplomático. Destacando o papel da embaixada no impulsionamento da longa e sólida relação, ele afirmou que está sendo feito um trabalho ainda maior para que essa parceria cresça.
“O comércio está crescendo, mas queremos também aumentar o número de investimentos do Brasil em Omã e de Omã no Brasil para criar maior parceria entre as empresas e assim a balança comercial ir para um nível que seja satisfatório também para Omã”, disse. De janeiro até agosto, o Brasil exportou US$ 871,6 milhões em produtos ao país árabe e fez compras de US$ 546,1 milhões.
Ao falar sobre onde estão concentrados os principais e atuais esforços do seu trabalho como embaixador, sem deixar de citar o foco na melhoria do relacionamento e o quanto o comércio avançou, Al Rahbi falou sobre investimentos. “O foco principal da embaixada agora é a promoção de investimentos e a criação de mais parcerias comerciais entre as empresas e empresários de Brasil e Omã”, afirmou.
Atividades Brasil-Omã
O diplomata lembrou de alguns dos últimos acontecimentos do relacionamento Omã-Brasil, como envio de delegações brasileiras ao país árabe, a realização da “Expo e Fórum Made in Brazil”, em maio, em Mascate, com patrocínio do Ministério do Turismo do Brasil e ida do ministro da pasta, Celso Sabino, a Omã, além da visita do ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, ao país no começo desta semana.
Segundo o embaixador, na visita do chanceler brasileiro em Omã, houve muitas discussões sobre investimento e cooperação. “Estamos tentando impulsionar essa agenda e há uma série de acordos pendentes entre os dois países para aprimorar a estrutura e a proteção de investimentos. Esperamos assinar esses acordos muito em breve”, disse.
Academia Brasileira de Honrarias ao Mérito
A homenagem que o embaixador recebeu é entregue há 20 anos pela Academia Brasileira de Honrarias ao Mérito, que é presidida por Regino Barros. A honraria é dada como reconhecimento a pessoas que fazem a diferença no Brasil. No evento desta semana cerca de 40 pessoas foram homenageadas em diferentes temáticas, como as relações Brasil-Alemanha, a ação social pelo estado do Rio Grande do Sul, a diplomacia feminina, entre outras.