São Paulo – O embaixador da Liga dos Estados Árabes no Brasil, Nacer Alem, fez uma série de elogios ao trabalho da Câmara de Comércio Árabe Brasileira na noite desta terça-feira (26), em São Paulo. “Com certeza a Câmara Árabe é nossa parceira estratégica na relação das nações árabes com o Brasil”, disse ele à ANBA em jantar de despedida oferecido pela entidade ao diplomata, que está deixando o posto para retornar ao Cairo, sede da Liga. “A Liga não reconhece todas as câmaras de comércio, e há muitas câmaras por aí”, acrescentou.
A Câmara Árabe é a única entidade no Brasil reconhecida pela Liga para emitir certificado de origem de exportação para os países árabes e certificar documentos de exportação das empresas brasileiras para a região.
“Desde que eu cheguei no Brasil (em 2015), a Câmara Árabe deu grande apoio a mim pessoalmente, à minha família e à missão da Liga”, destacou o embaixador em discurso. “Este apoio acabou facilitando muito esta missão, a Câmara é de fato a primeira parceira da missão [da Liga no Brasil]”, ressaltou.
De acordo com o diplomata, a Liga Árabe quer manter a Câmara como sua grande parceira no Brasil e ampliar sua área de atuação para outros países da América Latina, “tendo em vista sua experiência e profissionalismo”.
Prova desta confiança, segundo ele, é que desde 2005 a Câmara organiza a parte sul-americana dos fóruns empresariais que sempre ocorrem paralelamente à Cúpula América do Sul-Países Árabes (Aspa). A última edição correu em Riad, na Arábia Saudita, em 2015.
Além disso, a Liga autorizou a entidade a coordenar a criação da Federação das Câmaras Árabes de Comércio da América do Sul, formalmente fundada em abril deste ano, no Fórum Econômico Brasil-Países Árabes, em São Paulo, evento promovido pela Câmara.
A Liga também endossou e participou de fóruns econômicos Brasil-países árabes organizados no Brasil pela Câmara, como o realizado em 2016 e o deste ano, que contou com a participação do secretário-geral assistente para relações econômicas da instituição multilateral, Kamal Hassan Ali.
Nacer Alem acrescentou que o presidente da Câmara Árabe, Rubens Hannun, foi recebido pelo próprio secretário-geral da Liga, Ahmed Aboul Gheit.
Hannun, por sua vez, disse que o embaixador tem apoiado o trabalho da Câmara Árabe, que ajudou a abrir as portas todas as vezes que representantes da entidade visitaram a sede da instituição multilateral no Cairo e que de seu apoio incondicional aos fóruns econômicos promovidos em 2016 e em 2018. Ele ressaltou que a Câmara ainda participou como observadora de cúpula econômica da Liga.
“Sem contar o apoio da Liga para a criação da Federação Sul-Americana e o papel que a Liga nos deu de coordenar a participação sul-americana nos fóruns empresariais da Aspa”, declarou Hannun. Ele agradeceu ao embaixador ainda por ter se empenhado em manter aberta a representação da Liga em Brasília.
Nacer Alem destacou ainda que durante seu período no Brasil houve a assinatura de um acordo bilateral de consultas políticas entre a Liga e o Brasil, que já resultou em duas reuniões para discutir assuntos políticos, econômicos e temas da agenda internacional, uma em 2016 e outra este ano. Ele revelou que durante a Assembleia Geral das Nações Unidas, em setembro, em Nova York, haverá uma reunião de ministros dos países árabes e da América do Sul.
Da Câmara Árabe, participaram do jantar o diretor-geral Michel Alaby, o presidente do Conselho de Administração, Walid Yazigi, os diretores de Inteligência de Mercado, Tamer Mansour, e de Investimentos, Daniel Hannun, os vice-presidentes Ruy Cury (Comércio Exterior), Osmar Chohfi (Relações Internacionais), Riad Younes (Marketing), Adel Auada (Administrativo), o ex-presidente Orlando Sarhan, e os diretores Willian Atui, Sami Roumieh, Mohamed Abdouni, Mohamed Mourad e Cláudia Yazigi.
Na semana passada, o Conselho dos Embaixadores Árabes no Brasil havia promovido um jantar de despedida a Alem, durante visita de diplomatas árabes e africanos a Salvador, na Bahia, conforme a ANBA noticiou.