São Paulo – O embaixador do Bahrein em Brasília, Bader Alhelaibi, cumpriu agenda de compromissos em Belo Horizonte (MG) esta semana e se reuniu com o governador Romeu Zema Neto e com o secretário de Agricultura do estado, Thales Fernandes. Alhelaibi afirmou que sua visita a Belo Horizonte se deu por vários motivos, principalmente pelo estado ser o maior exportador de ferro e aço e um dos maiores fornecedores de produtos alimentícios entre os estados do Brasil para o reino do Bahrein. Na foto acima, Alhelaibi e Zema.
“Minas Gerais contribui muito para o nosso setor de construção e segurança alimentar, por isso eu quis conhecer de perto e destacar a importância de desenvolver a cooperação nesses setores altamente importantes junto ao estado, bem como descobrir novas áreas de cooperação entre os setores privados de ambos os países que podem ajudar a aumentar o comércio”, disse.
Alhelaibi cumpriu agenda acompanhado pelo secretário-geral da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Tamer Mansour. Na segunda-feira (02), o embaixador e Mansour se reuniram com o secretário de Agricultura, Thales Fernandes, e com o superintendente de Inovação e Economia Agrícola da pasta, Feliciano Nogueira de Oliveira. “Foi um grande encontro, o secretário apresentou o potencial do agro em Minas, principalmente do café, depois falamos sobre a possibilidade de cooperação técnica no agro e de joint venture em segurança alimentar“, disse o embaixador.
Nesta terça-feira (03) Bader Alhelaibi e Tamer Mansour se encontraram com o governador do estado de Minas Gerais, Romeu Zema Neto, que estava acompanhado pelo secretário de Governo do estado, Gustavo Valadares, do chefe da Casa Civil do Governo do estado, Marcelo Aro, e do secretário de estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio.
“Falamos sobre aspectos da cooperação bilateral nas áreas econômica, comercial e de investimento, e meios de desenvolvê-la em todos os níveis para atender às aspirações dos dois países, e a importância da troca de visitas de alto nível entre as autoridades do reino do Bahrein e de Minas Gerais para descobrir as oportunidades de investimento em ambos os países”, disse Alhelaibi.
Alhelaibi e Mansour também tiveram agendas com representantes da XP Investimentos e do Banco Mercantil do Brasil. Na XP Investimentos, o embaixador informou que discutiram projetos de joint venture em segurança alimentar, alumínio e minério de ferro. “Também debatemos sobre o clima favorável ao investimento estrangeiro, especialmente no estado de Minas Gerais”, declarou.
“No Banco Mercantil do Brasil, foi discutida a possibilidade de uma visita às instituições financeiras do Bahrein, e falamos sobre seu case de sucesso na linha de crédito, principalmente para clientes com mais de 50 anos”, disse o embaixador.
Câmara Árabe
Segundo Tamer Mansour, o motivo da viagem foi incrementar relações econômicas e culturais entre a Câmara de Comércio Árabe Brasileira e o estado de Minas Gerais. “No contexto das relações econômicas, tivemos uma pauta muito clara de incrementar as parcerias estratégicas na questão da segurança alimentar e convidar mais investidores barenitas e mineiros a criar parcerias conjuntas e investir em Minas e no Bahrein”, informou o secretário-geral.
O encontro com o governador, segundo Mansour, serviu para estreitar as relações com o estado. “Zema mencionou que gostaria muito de promover algumas missões empresariais e institucionais para o mundo árabe e a Câmara Árabe ficou à disposição para liderar as ações junto com as equipes das secretarias de Comércio Exterior e Relações Internacionais do estado”, concluiu.