São Paulo – O embaixador do Bahrein em Brasília, Bader Alhelaibi, visitou Santa Catarina na última sexta-feira (06) e se reuniu com empresários do estado sulista. A Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) promoveu o evento com empresários, lideranças e o diplomata árabe. O objetivo do encontro foi estreitar as relações comerciais entre o país do Golfo e o estado catarinense e debater oportunidades de negócios.
Alhelaibi (na foto acima, à esquerda) foi recebido pelo presidente da federação, Sérgio Rodrigues Alves (na foto acima, à direita), e pela deputada federal Caroline De Toni. A reunião contou com a presença de empresários que representam diversas regiões do estado. Alves afirmou que Santa Catarina se destaca como opção de investimentos estrangeiros e informou ao embaixador que o estado é o maior produtor brasileiro de alho, cebola, maçã e ostras, entre outros produtos, e que foi eleito por onze vezes consecutivas como o melhor roteiro turístico do país. “Nossa diversificação é nosso maior ativo”, disse.
O embaixador disse que quer estreitar laços com o Brasil e destacou a importância da reunião no fortalecimento da parceria econômica, comercial e de investimentos entre os dois países amigos, diante dos resultados positivos da visita do presidente Jair Bolsonaro a Manama, em novembro do ano passado, para a abertura da embaixada brasileira no país. Esta foi a primeira vez que um presidente brasileiro visitou o Bahrein.
Santa Catarina é o estado brasileiro que mais importa alumínio do Bahrein. O embaixador afirmou que uma boa parceria entre o estado e o país pode ser um investimento em infraestrutura. Ele sugeriu que uma delegação do Brasil visite o Bahrein.
O evento contou com a participação de outras autoridades, como o cônsul honorário da Indonésia, e líderes das Associações Empresariais de Blumenau, São Bento do Sul, Pinhalzinho, Itajaí, Imbituba, Brusque, Joinville, Dionísio Cerqueira, e Chapecó.
Durante o evento, a Câmara de Comércio Árabe Brasileira apresentou dados econômicos. O diretor de Infraestrutura da federação, Antonio Guimarães Neto, fez uma apresentação sobre oportunidades de investimento em infraestrutura no estado. O diretor de mercado externo da Cooperativa Aurora, Dilvo Casagranda, falou sobre as exportações ao país.
O diretor técnico do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESC), José Almery Padilha, falou sobre frutas e grãos, e o diretor Regional para o Oriente Médio e Norte da África (Mena) do Instituto de Desenvolvimento Econômico do Bahrein (EDB), Bader Ali, levou informações sobre oportunidades de investimentos no Bahrein. O secretário de Assuntos Internacionais de Santa Catarina, Fernando Raupp, disse que as oportunidades de negócios com o Bahrein são importantes para o estado.
A deputada federal Caroline De Toni foi a ponte para a realização do evento, e disse que acredita na vocação de Santa Catarina para o comércio exterior. “O Brasil abriu as portas do agronegócio nos últimos anos para mais de 200 países”, destacou, ao ressaltar um dos principais negócios de Santa Catarina.