São Paulo – O novo embaixador do Chipre no Brasil, Vasilios Philippou, chegou em Brasília em setembro e afirmou que pretende fazer com que os brasileiros conheçam melhor seu país e vice-versa. Ele disse que irá trabalhar durante os cinco anos de seu mandato brasileiro para ampliar o comércio e o turismo entre os países.
O Chipre é um país-ilha situado no Mar Mediterrâneo e faz parte da União Europeia. Com localização estratégica, está próximo dos países árabes do Levante e do Norte da África. A ilha está situada ao sul da Turquia, a oeste do Líbano e Síria e ao norte do Egito. Os idiomas oficiais são grego e turco.
Em visita à Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Philippou foi recebido pelo presidente da entidade, Osmar Chohfi (os dois na foto de abertura), pelo secretário-geral Tamer Mansour e pela diretora de Relações Institucionais, Fernanda Baltazar.
Philippou estava acompanhado pelo presidente da Câmara de Comércio Brasil-Chipre, Adriano Salinas, e pelo cônsul honorário do Chipre em São Paulo, César Augusto de Aguiar. A Câmara Brasil-Chipre foi criada pouco antes do início da pandemia e suas instalações ficam junto ao consulado, na Avenida Paulista.
O primeiro trabalho da Câmara de Comércio Brasil-Chipre será tornar o Chipre mais conhecido entre os brasileiros, mostrando seus produtos, serviços e possibilidades de turismo em suas praias paradisíacas, sítios arqueológicos e ruínas milenares. Em um segundo momento, será fomentar o setor produtivo. O principal produto do Chipre é o queijo de cabra. Segundo César Aguiar, o país é o caminho mais fácil e rápido para entrar na União Europeia.
Philippou afirmou que seu trabalho no Brasil será o de “aumentar as relações bilaterais diplomáticas, econômicas, culturais e de turismo entre os dois países, respeitando as diferentes culturas, promovendo paz e prosperidade entre os nossos países”.
O embaixador declarou que está otimista com a possível aprovação do acordo de livre comércio Mercosul-União Europeia e que o acordo certamente irá ajudar a elevar o comércio entre os países.
Quanto a promover o Chipre como destino turístico, o embaixador contou que está trabalhando para a possibilidade de um voo direto de São Paulo a Pafos. Hoje, é possível viajar ao país pela França, Alemanha e Reino Unido, entre outros países da Europa, informou Philippou.