São Paulo – A criação, história e importância do Estado Palestino serão tema de uma palestra que o embaixador da Palestina em Brasília, Ibrahim Alzeben, apresentará no próximo sábado (14), no plenário da Câmara dos Vereadores de São Paulo. A palestra de Alzeben é parte da simulação acadêmica “Criação do Estado da Palestina – reconhecimentos e conflitos”. O evento é organizado por estudantes de Relações Internacionais da Universidade Paulista (Unip).
De acordo com o presidente do Conselho Institucional dos Estudantes de Relações Internacionais (Cieri) da Unip, Rafael Aulicino, os universitários irão simular uma assembleia das Nações Unidas que discute a criação do estado palestino. Neste exercício haverá delegações, formadas por estudantes, de países favoráveis e contrários ao tema. No ano passado, o tema abordado foi a anexação da região da Crimeia, que pertencia à Ucrânia, pela Rússia.
“Tratamos de temas atuais das Relações Internacionais e que são polêmicos. Escolhemos, neste ano, abordar a questão da Palestina porque temos acompanhado os conflitos e impasses que atingem a região”, afirmou Aulicino.
Alzeben afirmou à ANBA nesta sexta-feira (06) que irá apresentar os argumentos em favor do estabelecimento de um estado palestino. “Há a necessidade de existir um Estado Palestino, de se encerrar a guerra e dar início ao processo de paz. Criar um estado palestino é uma medida que irá gerar um fator de estabilidade na região. A necessidade de se concretizar o processo de paz independe dos conflitos atuais. É preciso ter paz”, afirmou o diplomata.
A simulação será realizada a partir das 9h30 e terminará às 17h. O embaixador deverá apresentar sua palestra às 10h, de acordo com a organização do evento. A participação é gratuita e aberta ao público.
Serviço
“Criação do Estado da Palestina – reconhecimentos e conflitos”
14 de novembro, das 9h30 às 17h – Grátis
Câmara dos Vereadores – Palácio Anchieta, Viaduto Jacareí, 100, São Paulo – SP
Informações: cieri.unip@gmail.com


