São Paulo – O embaixador do Brasil nos Emirados Árabes, Fernando Igreja, visitou a fábrica da Hamwi Co., em Dubai, neste domingo (08). O grupo conta com diversas marcas de café e produtos como café em grãos, café solúvel, pó de café para coado e espresso, café turco, bebidas geladas à base de café, entre outros.
Acompanharam a visita o chefe do escritório internacional da Câmara Árabe em Dubai, Rafael Solimeo, o diretor administrativo da Dubai Industrial City, onde a fábrica está localizada, Saud Abu Al Shawareb e a especialista em exportação da Dubai Exports, Zilda Rosa. Eles foram recebidos pelo presidente do conselho da empresa, Bilal Al Hamwi. Na foto acima, da esquerda para a direita, Hamwi, Al Shawareb, Igreja e Solimeo.
O embaixador disse à ANBA que 70% do café importado pela fábrica vem do Brasil, e que esta foi a principal motivação da visita. “O proprietário pretende voltar ao Brasil no ano que vem, para diversificar seus fornecedores. Sugeri que visitasse Minas Gerais, que se tem firmado como produtor de cafés especiais. Ele também pretende avaliar as possibilidades de instalação de uma fábrica no Brasil”, contou Igreja. As sacas de café destinadas à empresa saem do Porto de Santos.
Igreja informou ainda que 10% da produção da fábrica é para consumo interno dos Emirados, e 90% é exportada para o Golfo Árabe, Europa e Austrália. “Minha visita se insere no contexto de divulgação do café brasileiro nos Emirados”, declarou.
Segundo Rafael Solimeo, a Hamwi quer comprar mais café brasileiro e quer vender alguns produtos ao Brasil, como o café turco, também chamado de café árabe, aquele com cardamomo, além das bebidas geladas à base de café.
“A visita do embaixador foi muito importante para fortalecer a relação comercial da empresa árabe com o Brasil”, disse Solimeo. Ele contou que durante a visita eles puderam conhecer todos os processos desde o grão verde, a torra, a moagem, os blends, até os produtos finais. A Hamwi está se associando à Câmara de Comércio Árabe Brasileira.