São Paulo – O embaixador da Palestina no Brasil, Ibrahim Alzeben, recebeu nesta quarta-feira (11), em Brasília, a Medalha do Mérito Legislativo da Câmara dos Deputados. A homenagem é pelo trabalho que o diplomata vem desenvolvendo no país para a aproximação dos povos. "Fiquei muito feliz por receber essa homenagem. Foram entregues 35 medalhas e eu fui o único estrangeiro", afirmou à ANBA o diplomata.
A Medalha Mérito Legislativo existe desde 1983 e homenageia cidadãos, instituições ou entidades que ajudaram a promover no plano social, econômico, cultural ou político o desenvolvimento do país. O embaixador foi indicado pelo líder do PT, Cândido Vaccarezza.
Mais de 700 pessoas, entre diplomatas, parlamentares e empresários participaram da homenagem. Alzeben recebeu a medalha das mãos do presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer. "Foi muita satisfação. Dediquei este reconhecimento ao povo palestino e ao líder palestino Yasser Arafat", disse o embaixador, que lembrou que o dia da homenagem foi o mesmo dia do aniversário da morte de Arafat (11 de novembro).
Alzeben assumiu o cargo de embaixador da Palestina em Brasília em julho de 2008. Antes de chegar no país, exerceu o cargo em Cuba, Peru, Bolívia, Nicarágua, Colômbia e Venezuela. Atualmente, o diplomata, que já fala português fluente, está promovendo a vinda do presidente da Palestina, Mahmoud Abbas, ao Brasil. Segundo ele, a autoridade terá encontros oficiais nos estados da Bahia e Rio Grande do Sul, nos dias 21 e 22 deste mês.