Da redação*
São Paulo – A diplomata Haya bint Rashid Al Khalifa, primeira diplomata mulher do Bahrein, assumiu hoje (12) a presidência da Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). Ela substituiu o sueco Jan Eliasson, ministro das relações exteriores da Suécia, segundo informou o jornal Bahrain Tribune.
O secretário-geral da ONU, Kofi Annan, afirmou que esse é um passo que "gerará uma imagem feliz para as mulheres árabes". "Há muitos desafios que precisamos encarar e com a sabedoria e cooperação de Haya tenho certeza de que muitos assuntos serão resolvidos", disse Annan.
Em entrevista ao jornal do Bahrein, o diretor do centro de informações dos países do Golfo, Nejib Friji, declarou que "é uma grande honra o fato da primeira mulher árabe a assumir este cargo na ONU ser do Bahrein". "Será uma grande virada para as mulheres do país e do Oriente Médio", afirmou.
Haya é a terceira mulher a assumir este posto nos 60 anos da organização. A primeira foi Vijay Lakshmi Pandit da Índia, eleita em 1953. Em 1969 foi a vez de Angie Brooks, da Libéria.
Haya foi embaixadora do Bahrein na França entre 2000 e 2004 e uma das primeiras mulheres advogadas do Bahrein, iniciando sua carreira em 1975.
*Tradução de Mark Ament

