Isaura Daniel, enviada especial
Porto Alegre (RS) – O grupo de diplomatas árabes que está no Rio Grande do Sul para uma aproximação comercial conheceu ontem (30) uma área da Marcopolo, tradicional fabricante de carrocerias para ônibus, pouco conhecida entre os países do norte da África e do Oriente Médio: a produção de casas de plástico.
Os embaixadores visitaram a matriz da fábrica, em Caxias do Sul na Serra Gaúcha, e puderam ver de perto como é feita a fabricação dos ônibus, que já são vendidos a países árabes, e também das casas, que começaram a ser produzidas por uma das empresas do grupo Marcopolo, a MVC Componentes Plásticos, no ano passado.
Os diplomatas conheceram uma casa que foi construída para demonstração dentro da planta da empresa. As residências, chamadas de "casas práticas" pela Marcopolo, são montadas em três dias e têm uma vida útil de cerca de 30 anos. Elas são feitas com estrutura metálica e o mesmo tipo de plástico utilizado para fazer alguns dos componentes internos dos ônibus.
O projeto recebeu investimentos de R$ 2 milhões. As casas, de acordo com informações da empresa, também podem ser utilizadas como postos de saúde, hospitais, escolas e hotéis. Os embaixadores ficaram bem impressionados com o projeto e também com a estrutura de fabricação de ônibus da companhia.
"Com certeza seremos potenciais compradores da Marcopolo", disse o decano do Conselho dos Embaixadores dos Países Árabes e embaixador da Palestina, Musa Odeh. O grupo de embaixadores e representantes de negócios de embaixadas árabes foi recebido por três dos principais diretores da empresa.

