São Paulo – Os embaixadores árabes no Brasil vão cumprir, nesta semana, uma agenda extensa para aproximar os seus países do estado do Rio de Janeiro. Entre hoje (12) e amanhã (13) a capital fluminense vai receber um grupo com 12 diplomatas árabes para encontros com autoridades e empresários locais. A viagem é organizada pelo Conselho dos Embaixadores Árabes e a Câmara de Comércio Árabe Brasileira, que estará representada pelo seu presidente, Salim Taufic Schahin, e o secretário-geral Michel Alaby.
Na agenda dos embaixadores estarão encontros com o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e com o governador do estado, Sérgio Cabral Filho. Também estão na agenda reunião com a diretoria da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e visita ao Projac, centro de produção da Rede Globo de Televisão. A viagem faz parte da agenda oficial de visitas dos embaixadores árabes aos estados brasileiros. Eles normalmente realizam uma ou duas visitas por semestre a diferentes capitais do país.
Segundo Alaby, a visita ao Rio servirá para conhecer as potencialidades do estado, conversar com autoridades e empresários, saber das possibilidades de cooperação, investimentos e comércio. “O Rio de Janeiro é uma das capitais importantes, no Brasil, e tem um dos maiores movimentos de importação de petróleo”, lembra o secretário-geral. Ele acredita que existem muitas possibilidades de aproximação entre árabes e fluminenses na área de turismo. “Atração de turistas árabes e de investimentos para o Rio na área”, explica.
A balança dos países árabes com o Rio de Janeiro é bastante favorável aos árabes em função das importações brasileiras de petróleo. De acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, entre janeiro e abril deste ano, os países árabes venderam para o Rio US$ 573,5 milhões e importaram do estado US$ 16,9 milhões. As exportações árabes foram basicamente de petróleo e as exportações fluminenses tiveram produtos como laminados de ferro, isoladores de vidro e barras de ferro.
Vão participar da delegação o chefe da Liga Árabe no Brasil, Bachar Yagui, o embaixador do Kuwait e vice-decano do Conselho dos Embaixadores Árabes, Waleed Al-Kandari, além de M’hamed Achache, embaixador da Argélia em Brasília, Ramez Goussous, da Jordânia, Salem Al Zubaidi, da Líbia, Jamal Al-Bader, do Catar, Seifeddine Cherif, da Tunísia, Kane N’Diaye, da Mauritânia, Ibrahim Al-Zeben, da Palestina, Omar Abubaker, do Sudão, Ahmed Darwish, do Egito, e Mohamed Louafa, do Marrocos.

