São Paulo – O Conselho dos Embaixadores Árabes no Brasil ofereceu um almoço em homenagem ao ministro brasileiro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, na embaixada da Palestina em Brasília, nesta segunda-feira (09). De acordo com o decano do conselho e embaixador da Palestina, Ibrahim Alzeben, o objetivo foi mostrar “gratidão, carinho e reconhecimento” ao trabalho da diplomacia brasileira nas relações com os países árabes.
“Todos os países árabes [com representação diplomática em Brasília] estavam presentes no almoço, o que reflete a consideração do todos pelo Brasil”, disse Alzeben. Ele destacou também a presença de diversas entidades da comunidade de origem árabe do País, como a Câmara de Comércio Árabe Brasileira, representada por seu diretor-geral, Michel Alaby.
Vieira plantou uma árvore no jardim da embaixada, um ipê amarelo, segundo Alzeben, que simboliza as boas relações entre o Brasil e a Palestina, “Queremos que estas relações cresçam, que cada vez mais criem raízes, dêem flores e frutos”, ressaltou o embaixador. Ele acrescentou que o chanceler reiterou o apoio do Brasil à independência da Palestina.
Na semana passada, Vieira havia promovido um almoço em homenagem aos embaixadores árabes no Itamaraty. De acordo com Alzeben, o evento desta segunda-feira serviu também para retribuir a gentileza.
Alaby falou de qualidades do ministro, chamando-o de grande diplomata e negociador, e destacando as viagens que ele fez ao mundo árabe. Desde que assumiu o cargo no início de 2015, Vieira esteve na Arábia Saudita, Líbano, Argélia, Marrocos e Tunísia.
O chanceler ganhou de presente um quadro em madrepérola com a imagem de duas pombas brancas. “É o símbolo de nosso desejo de paz para o Brasil e para os países árabes, que tanto necessitamos”, concluiu Alzeben.