São Paulo – Uma missão com doze diplomatas árabes que atuam no Brasil visitará o estado de Santa Catarina durante nesta quinta-feira (26) e sexta-feira (27). Eles terão encontros com o prefeito de Florianópolis, Dário Elias Berger, com o governador do estado, Luiz Henrique da Silveira, com o presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, João Eduardo Varella, e com o presidente da Assembléia Legislativa, Jorge dos Santos Mello.
O objetivo da visita, organizada pelo governo de Santa Catarina, é a avaliação das potencialidades do estado nos setores de comércio, turismo e investimentos. O secretário-geral da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Michel Alaby, acompanha o grupo.
"Santa Catarina é hoje o estado do Brasil que tem a política externa mais agressiva", afirma Vinicius Lummertz, secretário da Articulação Internacional do estado. Segundo ele, a internacionalização da economia é uma prioridade para Santa Catarina. O secretário, que participará do encontro dos embaixadores com o governador, diz que setores como turismo, logística, indústria e imóveis farão parte da pauta de conversações da reunião.
Segundo Waleed Al-Kandari, embaixador do Kuwait e vice-decano do Conselho dos Embaixadores Árabes em Brasília, as relações entre o Brasil e os países árabes cresceram após a cúpula realizada em 2005, e a visita a Santa Catarina visa prospectar oportunidades de investimentos de ambos os lados. "Queremos desenvolver ainda mais as relações entre o Brasil e os países árabes", declarou Al-Kandari.
Os embaixadores deverão visitar ainda as obras do resort Termas do Tabuleiro, na cidade de Santo Amaro da Imperatriz. O empreendimento pertence à empresa Baden Baden Hotéis e Turismo, do jordaniano naturalizado brasileiro Bassan Giorge Necola Hanna e do kuwaitiano Khaled Rodan. A Baden Baden tem sede em Santa Catarina e o resort , que foi lançado em abril de 2008, deve ser inaugurado em 2012.