São Paulo – O Conselhos dos Embaixadores Árabes no Brasil, formado pelos chefes das representações diplomáticas desses países em Brasília, realizaram esta semana, com apoio da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, uma visita de dois dias a Minas Gerais. O grupo teve reuniões como o governador do estado, Antonio Anastasia, com o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, e com empresários ligados à Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg).
O objetivo, de acordo com o secretário-geral da Câmara Árabe, Michel Alaby, que acompanhou os embaixadores, foi promover uma "maior integração entre os países árabes e o estado de Minas Gerais". O presidente da entidade, Salim Taufic Schahin, participou de parte da programação.
Nesse sentido, serão incentivadas atividades como participações em feiras de negócios, organização de missões comerciais e troca de delegações oficiais. Alaby acrescentou que, junto com a Fiemg, a Câmara vai formar um grupo de trabalho para colocar as iniciativas de intercâmbio em prática.
Durante os encontros, foi discutida ainda a possibilidade de realização de uma missão comercial mineira ao mundo árabe, como já houve no passado.
Além das relações comerciais e entre governos, Alaby informou que o governador e o prefeito manifestaram apoio a "qualquer manifestação cultural futura no estado" de cunho árabe.
Participaram da visita os embaixadores da Jordânia, Ramez Goussous, do Catar, Jamal Al Bader, da Tunísia, Seifeddine Cherif, da Palestina, Ibrahim Alzeben, do Egito, Ahmed Darwish, da Arábia Saudita, Mohamad Amin Ali Mohamad Kurdi, do Marrocos, Mohamed Louafa, do Sudão, Abdelghani Awad El Karim, do Iraque, Baker Fattah Hussen Hussen, da Argélia, Dejamel Eddine Omar Bennaoum, do Kuwait, Yousef Ahmad Abdulsamad, da Liga Árabe, Bachar Yaghi, e os encarregados de negócios da embaixada da Síria, Ghassan Obeid, da Mauritânia, Ahmed Mahmoud Ould Ethmane, de Omã, Omar Said Omar Al-Kathiri, e do Líbano, Jimmy Douaihy.

