Alexandre Rocha
alexandre.rocha@anba.com.br
São Paulo – Os embaixadores árabes residentes no Brasil iniciam hoje (02) uma visita de quatro dias a São Paulo. Hoje à tarde eles participam do seminário “Brasil-Países Árabes: Negócios, Investimentos e Oportunidades”, no Hotel Renaissance, organizado com o apoio da Câmara de Comércio Árabe Brasileira e voltado para as empresas interessadas em saber mais sobre as nações do Oriente Médio e Norte da África.
“Vamos dar um perfil de cada país e falar sobre o comércio do Brasil com cada um deles”, disse o secretário-geral da Câmara Árabe, Michel Alaby, que vai mediar o encontro. “Vamos falar também sobre as oportunidades de intercâmbio nas áreas de investimentos, turismo, comércio, parcerias, das empresas brasileiras que atuam lá e das companhias árabes que investem no Brasil”, acrescentou.
Até sexta-feira cerca de 120 pessoas já haviam se inscrito para assistir o seminário, entre exportadores e importadores. A participação é gratuita e ainda pode ser feita hoje por meio do site da Câmara na internet (www.ccab.org.br). Haverá espaço para fazer perguntas aos representantes da entidade e aos diplomatas.
Antes, pela manhã, os embaixadores vão se reunir com a diretoria da Câmara Árabe. “Vamos fazer um balanço do trabalho realizado até agora no primeiro semestre e planejar as ações do segundo, tanto no Brasil como nos países árabes”, disse o presidente da instituição, Antonio Sarkis Jr.
A Câmara trabalha em estreita cooperação com o Conselho dos Embaixadores Árabe no Brasil. “Nós temos duas reuniões por ano com o Conselho”, afirmou Sarkis.
A partir de amanhã os diplomatas visitam autoridades e empresas do estado. Na terça estão programadas reunião com o prefeito da capital paulista, Gilberto Kassab; visita à Associação Beneficente Mão Branca, asilo para idosos mantido pela comunidade de origem síria; ao Hospital Sírio Libanês; e à Exposição do Marrocos, na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP).
Na quarta-feira, os embaixadores vão a São José dos Campos, no interior do estado, para visitar as fábricas da Embraer e da Avibrás e, na quinta, vão ao Porto de Santos, o maior e mais movimentado do Brasil.
Os diplomatas organizam com regularidade viagens a estados brasileiros para conhecer mais o potencial do país. O Conselho já fez missões oficiais, por exemplo, ao Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais e Piauí. Segundo Sarkis, em São Paulo eles poderão saber um pouco mais sobre as empresas locais e sobre o trabalho desenvolvido pelas entidades ligadas à comunidade de origem árabe.
Estarão em São Paulo a embaixadora do Marrocos, Farida Jaïdi, e os embaixadores da Argélia, M’hamed Achache, do Catar, Jamal Nasser Al Bader, da Mauritânia, N’ Diaye Kane, da Síria, Elias Bara, do Sudão, Rahamtalla Mohamed Osman, da Tunísia, Sefeddine Cherif, da Jordânia, Ramez Zaki Odeh Goussous, dos Emirados Árabes Unidos, Yousuf Ali Al-Usaimi, do Líbano, Fouad El Khoury, e o representante da Liga Árabe em Brasília, Bachar Yaghi.

