Alexandre Rocha
Florianópolis – Os embaixadores dos países árabes no Brasil, que estão fazendo uma visita ao estado de Santa Catarina, se reuniram hoje (16) pela manhã com o prefeito em exercício de Florianópolis, Bita Pereira (PSDB), e com o secretário de Turismo do município, Luiz José Ferreira. Eles foram acompanhados pelo presidente da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Antonio Sarkis Jr., e pelo secretário-geral da entidade, Michel Alaby.
O prefeito Dário Berger (PSDB) não participou do encontro porque está em Saint Etienne, na França, para participar da 57ª Feira de Saint Etienne, que este ano tem Florianópolis como tema. O município francês é cidade irmã da capital catarinense. Na reunião, o decano do Conselho de Embaixadores Árabes e embaixador da Palestina, Musa Odeh, sugeriu que a prefeitura procure também no mundo árabe municípios para firmar acordos de cooperação.
“Queremos que Florianópolis seja irmã de várias cidades no mundo árabe, como já foi feito com Saint Etienne”, disse Odeh. Bita Pereira gostou da idéia e disse que vai encaminhá-la ao prefeito assim que ele voltar da França. “Cidades irmãs têm um trato de amizade e de intercâmbio”, afirmou.
O decano do Conselho falou também sobre a comunidade de origem árabe residente em Santa Catarina e Florianópolis, pessoas que, segundo ele, “colaboram muito para a vida” do estado e da cidade. Ao citar o desenvolvimento do comércio entre Santa Catarina e o mundo árabe, Odeh destacou o papel “fundamental” da comunidade e da Câmara Árabe. “Os descendentes de árabes daqui são pessoas muito amigas e muito prósperas e que geram muitos empregos”, concordou Pereira.
Turismo
Eles conversaram ainda sobre turismo. “Espero que vocês recebam muitos turistas árabes para aproveitar suas belas praias”, disse Odeh. “Gostaríamos de receber muito turistas árabes em nosso verão”, completou Pereira. A maior parte da cidade de Florianópolis fica em uma ilha cercada por quilômetros de praias, muito procuradas por turistas brasileiros e estrangeiros.
Odeh deu de presente ao vice-prefeito uma ‘kufia’, espécie de echarpe com as cores da bandeira da Palestina (branco, preto, vermelho e verde) e que simboliza o país. Ele deu também uma concha da cidade de Belém, onde nasceu Jesus Cristo, e um livro sobre Jerusalém. Em troca, Pereira deu a cada um dos diplomatas réplicas em miniatura da Ponte Hercílio Luz, cartão postal de Florianópolis, e material informativo sobre a cidade.
Além de Odeh, participaram da reunião o embaixador do Marrocos, Ali Achour; da Síria, Ali Diab; do Líbano, Fouad El-Khoury; da Argélia, Lahcène Moussaoui; e do Sudão, Rahamtalla Mohamed Osman. Também participaram do evento o encarregado de negócios do embaixador da Arábia Saudita, Abdallah Alowaifer; o segundo secretário da embaixada do Kuwait, Nizar Al Baghli; e o terceiro secretário da embaixada da Líbia, Matong Aborawi.

