Agência Brasil
Porto Alegre – O 8º Encontro de Embaixadores reúne a partir de hoje (22) representantes da África do Sul, Angola e Moçambique em Porto Alegre. Segundo o presidente da Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul (Federasul), José Paulo Dornelles Cairoli, a finalidade do encontro é a auxiliar na globalização de empresas gaúchas, abrindo novas frentes para empreendedores do estado.
Realizado com apoio do escritório de representação do Ministério das Relações Exteriores no estado, o encontro terá a presença do ministro João Inácio Oswald Padilha, chefe da Divisão da África 2 do Itamaraty. Também são esperados os embaixadores Lindiwe Daphne Zulu, da República da África do Sul; Alberto Correia Neto, da República de Angola; e Murade Isaac Miguigy Murargy, da República de Moçambique, além do ministro Claudio Lyra, chefe do escritório de representação do ministério no Rio Grande do Sul.
Haverá apresentação de setores produtivos gaúchos com foco nos mercados dos três países representados. Nas sete edições já realizadas os encontros abriram oportunidades de negócios com os blocos econômicos da América Central e Caribe, União Européia, Ásia e Oceania, Nafta (Estados Unidos, Canadá e México), Aladi (Associação Latino-americana de Integração), países árabes e Leste europeu.

