Florianópolis – Os embaixadores árabes que visitam Santa Catarina se reuniram nesta terça-feira (29) com 24 representantes de empresas catarinenses interessados em fazer negócios com países árabes. Do encontro promovido pelo Conselho dos Embaixadores Árabes no Brasil e pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira participaram companhias dos setores de turismo, produção de madeira e móveis, fabricantes de alimentos, tradings, entre outras.
Gerente de exportações da fabricante de equipamentos de ginástica Athletic, Daniel Piazera aproveitou a passagem dos diplomatas pelo estado para se reunir com os representantes de alguns dos países para os quais a empresa deseja exportar. “Nossa empresa se associou à Câmara Árabe porque deseja exportar para os países da região, que têm uma população que se preocupa com a prática de exercícios, têm grande quantidade de estrangeiros e muitos hotéis, e que tem um grande poder aquisitivo. Encontrar os embaixadores aqui é ótimo porque nem sempre podemos nos deslocar para conversar com cada um deles”, afirmou.
A empresa já exporta para a América Latina e pretende ampliar os parceiros internacionais. Aproximadamente 12% da receita da Athletic é resultado de exportações. Piazera se reuniu com os diplomatas de Egito, Omã e Jordânia. Emirados Árabes, Líbano e Argélia também estão no foco.
A trader da fabricante de alimentos embalados a vácuo Vapza, Eloelene Monzani, afirmou que a empresa está se preparando para iniciar as vendas para os países árabes e aproveitou o encontro com os embaixadores para identificar quais deles podem ser os primeiros a receber os produtos da empresa sediada em Curitiba, no Paraná.
“Já obtivemos a certificação halal (que segue as determinações do islã) e agora estamos adequando as embalagens dos nossos produtos. Eles podem ser exportados sem a necessidade de contêineres refrigerados e ainda assim conservam a propriedade dos alimentos”, disse. Entre os produtos comercializados pela Vapza estão legumes, carnes de frango e bovina.
Os embaixadores afirmaram que o encontro poderá trazer negócios no futuro. “Foi um encontro muito produtivo porque tivemos a chance de nos reunir com diferentes segmentos de produção do estado, como agronegócio, de móveis e madeiras e industriais. Pudemos conhecer os diretores destas empresas e aproximar as relações entre os países e os empresários”, afirmou o embaixador do Sudão, Abd Elkarim.
O encarregado de negócios da Mauritânia, Ahmed Ethmane, também observou que o encontro foi produtivo. “Foi ótimo e precisa ser feito em todas as visitas que realizamos nos estados brasileiros. Nesses encontros, a conversa é mais efetiva. No caso do meu país, poderá resultar em negócios no comércio de frango. Recebi, também, empresas do setor de madeiras e de cerâmica”, afirmou.
O diretor-geral da Câmara Árabe, Michel Alaby, afirmou que o encontro dos embaixadores com os empresários “trouxe uma novidade” às visitas que os diplomatas fazem aos estados. “Foram reuniões bem-sucedidas. Esses encontros terão continuidade para eles manterem as portas abertas com estas empresas”, disse.
Visitas
Também nesta terça-feira, os embaixadores visitaram o bairro sustentável Pedra Branca, que está sendo construído na cidade de Palhoça, na região metropolitana de Florianópolis. O bairro começou a ser erguido no ano 2000. Atualmente tem cinco mil moradores e cinco mil trabalhadores, além de 10 mil estudantes da Universidade Unisul.
O consultor de desenvolvimento de produto de Pedra Branca, Dilnei Bittencourt, que recebeu os embaixadores, afirmou que o bairro deverá ficar pronto em 2025, quando deverá ter 30 mil moradores, 30 mil empregados e 12 mil estudantes no campus universitário. Nesse bairro, o espaço para os pedestres é privilegiado em detrimento dos carros e os recursos naturais são preservados.
Os embaixadores também estiveram nos estúdios da RBS, afiliada da Rede Globo, na capital catarinense. Lá eles se reuniram com o diretor de Jornalismo, Eurico Meira da Costa, e com o coordenador de produção, Edmilson Ortiz.
Alaby e o decano do Conselho de Embaixadores e representante palestino no Brasil, Ibrahim Alzeben, foram ainda à Associação Comercial e Industrial de Santa Catarina (ACIF) e se reuniram com o presidente da instituição, Sander DeMira, e com outros diretores. No fim da visita, a comunidade de sírios, palestinos e libaneses em Florianópolis ofereceu um jantar em homenagem aos embaixadores.
Para Alzeben, a visita a Santa Catarina, que começou na segunda-feira-feira (28) trará resultados em breve. “O encontro com os diretores da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) na segunda-feira, com os empresários e com a ACIF irão nos trazer resultados concretos em breve. Esta viagem a Santa Catarina foi muito produtiva para os países árabes”, afirmou.


