São Paulo – O Conselho dos Embaixadores Árabes em Brasília reuniu-se nessa terça-feira (20) com Sérgio Danese, secretário-geral de Relações Exteriores do Brasil e ministro em exercício, para solicitar o apoio brasileiro nos órgãos internacionais para que seja solucionado o conflito entre Palestina e Israel, que se agravou nas últimas semanas.
“Falamos sobre a grave situação nos Territórios Ocupados na Palestina. Expressamos nossa preocupação e solicitamos o apoio do Brasil em todos os órgãos internacionais para colocar fim a essa chacina que vem ocorrendo, especialmente em Jerusalém”, disse Ibrahim Alzeben, embaixador da Palestina e decano do conselho.
A restrição ao acesso de palestinos à mesquita de Al-Aqsa, em Jerusalém, e o aumento da visita de judeus ao Monte do Templo, local onde fica a mesquita e que também é considerado sagrado pelo judaísmo, é apontado como a principal causa dos conflitos mais recentes entre palestinos e judeus. Segundo a TV Al Jazeera, do Catar, líderes comunitários palestinos afirmam ainda que os protestos se dão pelas vítimas palestinas da ocupação e pela discriminação que eles sofrem dentro de Israel.
“O Brasil ratificou sua posição de apoio à paz na região e à criação do Estado da Palestina”, destacou Alzeben. Segundo o embaixador, o secretário-geral e os demais funcionários do governo brasileiro que participaram do encontro se mostraram “bem receptivos” à demanda palestina e dispostos a apoiar o fim do conflito e uma solução que contemple dois Estados (Palestina e Israel).
Além de Alzeben, estiveram presentes no encontro outros 12 embaixadores ou encarregados de negócios de nações árabes, além do embaixador da Liga dos Estados Árabes no Brasil, Nacer Alem.


