São Paulo – O volume das exportações brasileiras de carne frango para o Oriente Médio deve bater um novo recorde este ano. Essa é a expectativa da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frango (Abef), que registrou embarques de 984 mil toneladas do produto no ano passado para a região. “Os negócios com o Oriente Médio são muito consistentes. Nossa fidelidade vem crescendo a cada ano de forma mais intensa”, afirmou o presidente-executivo da entidade, Francisco Turra.
De janeiro a agosto, os embarques de carne de frango para o Oriente Médio somaram 756 mil toneladas, o que representou um aumento de 17% em relação ao mesmo período de 2007. Em valor, o crescimento foi ainda maior, 66%, com receitas de US$ 1,4 bilhão. “A Arábia Saudita é o maior comprador da região. Nesse período já foram embarcadas 251 mil toneladas e a perspectiva é de que esse volume seja bem maior que no ano passado, que foi de 380 mil toneladas”, disse Turra.
O segundo país do Oriente Médio que mais importou carne de frango do Brasil foi os Emirados Árabes Unidos, com 148 mil toneladas; seguido pelo Kuwait, com 112,16 mil toneladas; Jordânia, com 42,47 mil; Catar, 42,35 mil; Iraque, 39,86 mil; e Iêmen e Omã, com 37 mil toneladas. “Consideramos o mercado do Oriente Médio importantíssimo. É uma região especial para nós”, acrescentou o presidente-executivo.
De acordo com ele, a importância da região fez com que as empresas brasileiras se adequassem para exportar para esses países, que exigem um produto halal, ou seja, que seguem normas religiosas islâmicas. “A nossa atenção para com esse mercado é cada vez mais intensa”, disse.
Segundo Turra, o contato permanente com os países da região e as ações de promoção do produto brasileiro nos países árabes ajudam nas relações comerciais. Em fevereiro de 2009, por exemplo, a Abef, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção das Exportações e Investimentos do Brasil (Apex), vai levar uma missão empresarial para Gulfood, feira da indústria de alimentos em Dubai, nos Emirados, e fazer um workshop sobre a carne brasileira.
Turra afirmou ainda que o Oriente Médio foi o primeiro destino das exportações brasileiras de carne de frango após a criação da Abef, em 1976. “E a região continua sendo de enorme importância para os exportadores brasileiros”, disse.
Além disso, o presidente-executivo falou que a importância da carne brasileira nos países árabes é tanta que os embaixadores árabes em Brasília fazem questão de manter contato com a entidade. “Toda vez que um embaixador da região está em São Paulo, ele vem nos visitar. Não há nenhuma outra região do mundo que temos essa relação tão intensa com os embaixadores”, afirmou.
Para o mundo
De janeiro a agosto, as vendas externas brasileiras de carne de frango somaram US$ 4,8 bilhões, o que representou um aumento de 56% em relação ao mesmo período do ano passado. Foram embarcadas 2,5 milhões de toneladas, um crescimento de 17% na comparação com o mesmo período de 2007.

