São Paulo – As exportações brasileiras de carne de frango cresceram 5% de janeiro a outubro, na comparação com o mesmo período de 2015, de acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) nesta sexta-feira (4). Os embarques somaram 3,7 milhões de toneladas nos dez primeiros meses do ano, considerando todos os produtos – in natura, embutidos e outros processados.
Em outubro, porém, as vendas externas caíram 4,5% com relação ao mesmo mês do ano passado, para um total de 314,7 mil toneladas. Uma das razões, segundo afirmou o vice-presidente da ABPA, Ricardo Santin, em material divulgado pela entidade, foram alterações no ritmo de encomendas de alguns países.
“Em setembro as exportações para o Japão chegaram a 47 mil toneladas, diante de uma média mensal de 32 mil toneladas nos meses anteriores. O total de 22 mil toneladas embarcadas para o país em outubro mostram que houve um adiantamento de parte das vendas no mês anterior”, explicou o executivo, em comunicado.
Houve ainda a suspensão de exportações de produtos de cinco fábricas para a China, para ajustes documentais, e nenhum embarque para a Venezuela, que em outubro de 2015 consumiu 10 mil toneladas de carne de frango brasileira. Tudo isso impactou no resultado do mês passado, segundo a ABPA.
Em receita a queda de outubro chegou a 2,2%, para US$ 509,9 milhões. No acumulado do ano as exportações brasileiras somaram US$ 5,8 bilhões, uma queda de 3,6%.


