Da redação
São Paulo – A assessoria de imprensa da Embraer afirmou que a empresa recebeu hoje (19), em São José dos Campos (SP), a certificação final de vôo para o Embraer 170, primeiro avião da nova família de jatos regionais da empresa a ser lançado e que tem capacidade para carregar até 78 passageiros.
A “certificação final de tipo” e o “certificado de produção” foram emitidos pelo Centro Técnico Aeroespacial (CTA) da Força Aérea Brasileira. Na prática, a entrega da documentação permite que a aeronave seja utilizada comercialmente e abre caminho para as primeiras entregas.
A empresa informou também que espera que a certificação pelas autoridades aeronáuticas européias, representadas pelas Joint Aviation Authorities (JAA) e European Aviation Safety Agency (Easa), e dos Estados Unidos (Federal Aviation Administration, FAA), ocorra “na seqüência”. A Embraer acredita que a documentação européia será emitida na próxima semana.
Os clientes que vão começar a receber as primeiras unidades do avião “proximamente” são a LOT Polish, da Polônia, a Alitalia e a U.S. Airways, informou a companhia.
A certificação do 170 estava originalmente programada para ocorrer ainda no ano passado, assim como as primeiras entregas, mas, segundo a empresa, ocorreu um problema na documentação do software de vôo, o que ocasionou o atraso. No final de 2003, o presidente da companhia, Maurício Botelho, admitiu que possivelmente a Embraer terá de arcar com algum tipo de reparação financeira para com os clientes por causa da demora.

